A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por diversos microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Acerca dessa temática, é correto afirmar que:
calafrios, hipotermia, dor torácica, dispneia e uso dos músculos respiratórios acessórios são manifestações clínicas frequentes da pneumonia.
as pneumonias podem ser classificadas em pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), apenas.
os sinais e sintomas podem variar, dependendo do tipo de agente etiológico e da ocorrência de doença subjacente. Com frequência, é difícil distinguir os sinais e sintomas clínicos de pneumonia viral daqueles de uma pneumonia bacteriana.
os indivíduos com risco de pneumonia, frequentemente, apresentam distúrbios subjacentes crônicos, doença aguda grave, imunossupressão em consequência de doença ou medicamentos, imobilidade e outros fatores que interferem nos mecanismos protetores pulmonares normais. Os idosos não são considerados um grupo vulnerável.