O câncer é uma das doenças mais temidas no mundo inteiro. Os profissionais da saúde cos...

1
Q1314240
Enfermagem Enfermagem em Oncologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET/IAUPE - SES PE - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Enfermagem - 2017

O câncer é uma das doenças mais temidas no mundo inteiro. Os profissionais da saúde costumam enfrentar decisões difíceis relativas à detecção, ao prognóstico e ao tratamento adequado e eficaz para o câncer. Sobre o câncer, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A proliferação celular pode ser controlada ou não controlada. No crescimento controlado, tem-se um aumento localizado e autolimitado do número de células de tecidos normais que formam o organismo, causado por estímulos fisiológicos ou patológicos. As neoplasias correspondem a essa forma controlada de crescimento celular.

( ) O conhecimento da forma como evoluem ou crescem alguns tumores permite que eles sejam previstos ou identificados quando a lesão ainda está na fase pré-neoplásica, ou seja, em uma fase na qual a doença ainda não se desenvolveu. A evolução do tumor maligno depende da velocidade do crescimento tumoral, do órgão onde o tumor está localizado, de fatores constitucionais de cada pessoa e de fatores ambientais.

( ) Na quimioterapia antineoplásica, utilizam-se agentes antineoplásicos que promovem a destruição das células tumorais interferindo na função e na reprodução das células. A utilização da quimioterapia adjuvante está indicada para pacientes que não apresentam nenhuma evidência de doença residual, mas que corre alto risco de recidiva da doença.

( ) Um dos efeitos colaterais da quimioterapia antineoplásica é a trombocitopenia, causada pela supressão dos megacariócitos. Na trombocitopenia, o paciente apresenta um risco de sangramento, quando a contagem de plaquetas cai abaixo de 50.000/mm3.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

A

F-V-V-V

B

F-V-F-V

C

V-V-V-F

D

V-F-F-V

E

V-V-V-V