Imagem de fundo

A síndrome nefrótica é uma doença, que apresenta relação com fatores genéticos e geográ...

A síndrome nefrótica é uma doença, que apresenta relação com fatores genéticos e geográficos, com incidência estimada em 1 a 3 novos casos/100.000 habitantes com menos de 16 anos.


Sobre esse agravo, assinale a alternativa CORRETA.

A

A síndrome nefrótica caracteriza-se, essencialmente, pela presença de proteinúria maciça, de caráter nefrótico e hipoalbuminemia (≤ 2,5 g/dL), além de edema, alteração da pressão arterial e hipolipidemia.

B

Na infância, 80 a 90% dos casos correspondem às causas secundárias, relacionadas a doenças sistêmicas, metabólicas, infecciosas, doenças autoimunes e drogas. Os demais casos se caracterizam como síndrome nefrótica primária ou idiopática, com lesão mínima.

C

A proteinúria da síndrome nefrótica classicamente se caracteriza por valores ≥ 50 g/kg/dia. Entretanto, existe dificuldade de coleta de proteinúria de 24h na faixa pediátrica, sendo a tendência atual utilizar a relação proteína/creatinina em amostra isolada, definida como proteinúria nefrótica para apoio diagnóstico.

D

A principal manifestação clínica da síndrome nefrótica é o edema. Na doença primária, o edema geralmente é intenso, duro, frio, sujeito à ação da gravidade, podendo evoluir para anasarca.

E

Dentre os cuidados de enfermagem, estão a monitorização contínua da retenção ou excreção de líquidos, pesagem diária, avaliação do perímetro abdominal e dos sinais vitais, além da avaliação do edema e da textura e coloração da pele.