Sobre o dispositivo intrauterino de cobre (DIU), marque a alternativa a INCORRETA.
Toda e qualquer mulher, independentemente, se adolescente ou adulta, que preencha os critérios de elegibilidade para anticoncepção, pode fazer uso do DIU de cobre.
Não pode ser colocado logo após o parto, só após quatro semanas do parto, depois do puerpério.
Pode ser usado imediatamente após aborto (espontâneo ou não), se houver certeza razoável de que a mulher não esteja grávida e não houver infecção.
A inserção de DIU pode ser realizada por médico(a) e enfermeiro(a). O enfermeiro, após treinamento e cumprindo o disposto na Resolução COFEN nº 358/2009, está apto a realizar consulta clínica e a prescrever e inserir o DIU como ações intraconsulta.
Tem como efeitos colaterais/adversos mais comuns: as alterações da menstruação, dor aguda na parte inferior do abdômen, cólicas e dor, possibilidade de anemia, possibilidade de perfuração uterina.