Questão de concurso
1
Q1477352
Enfermagem Infecção sexualmente transmissível / Doença sexualmente transmissível
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFETBAHIA
Prova: CEFETBAHIA - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência em Enfermagem Obstetrícia

O programa nacional para diagnóstico, controle, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST) é modelo para outros países latinos, bem como para as diversas economias em subdesenvolvimento e até mesmo para países mais ricos que o Brasil, quando se trata de política pública de acesso universal.

Considerando a prevenção às IST como uma das ações desse programa, é correto afirmar que

A

a estratégia profilaxia pós-exposição à sífilis pode estar disponível em vários serviços de saúde, incluindo as unidades de pronto-atendimento de urgência, sendo o tratamento completo por 30 dias.

B

a profilaxia pré-exposição ao HIV está disponível para populações-chaves e sob oferta limitada aos serviços saúde de especializados, se considerarmos a quantidade de serviços que dispõem dessa estratégia.

C

a profilaxia pós-exposição é disponibilizada para pessoas que têm parceiros sexuais soropositivos ou que tenham teste rápido para HIV, sendo necessário fazer uso do medicamento em até 72 horas de exposição.

D

várias estratégias de prevenção combinada estão disponíveis, sendo a profilaxia pré-exposição ao HIV por via oral e pela via intramuscular indicadas por 28 dias e em únicas três doses diárias, respectivamente.

E

a prevenção combinada envolve múltiplos métodos e eles devem ser utilizados em combinação, o que significa usar camisinha, 01 comprimido ao dia de profilaxia pré-exposição ao HIV e uso de profilaxia pós-exposição por via intramuscular, quando necessário.