Imagem de fundo

Sobre a pele da pessoa idosa, analise as assertivas abaixo:I. As alterações visíveis na...

Sobre a pele da pessoa idosa, analise as assertivas abaixo:


I. As alterações visíveis na pele da pessoa idosa são provenientes do processo de envelhecimento, constituição genética, fatores ambientais, repercussões cutâneas de outros órgãos, doenças sistêmicas ou da própria pele.

II. Os efeitos do processo de envelhecimento resultam na redução da camada subcutânea, o que favorece a ampliação das terminações nervosas, aumentando a sensação à dor, sensibilidade tátil e temperatura.

III. As alterações vasculares, decorrentes da fragilidade capilar e alteração patológica da aterosclerose, causam a púrpura senil sob a pele. Por outro lado, a redução da produção de linfócitos T e mastócitos torna a pele mais vulnerável às infecções oportunistas.

IV. A prevenção de lesões na pele do idoso deve ser contínua devido à reconstituição da barreira epidermal após irritação ser retardada, visto que há redução de atividades enzimáticas na síntese e no processamento de lipídios, alteração do perfil de citocinas, acidificação reduzida e alterações na função do tronco da epiderme.


Estão CORRETAS

A

I, II, III e IV.

B

II, III e IV, apenas.

C

I, III e IV, apenas.

D

I, II e III, apenas.

E

I e III, apenas.