Localizada na parte inferior da coluna, a coluna lombar é formada por cinco vértebras que conectam o tórax, a cintura e os membros inferiores. Essa estrutura permite a maioria dos movimentos, além de garantir que se possa ficar de pé, levantar e andar. Na realização do exame físico, o enfermeiro avalia a rotação da coluna lombar da seguinte forma:
com o paciente em decúbito dorsal, com as pernas estendidas e a musculatura relaxada, a mão esquerda do enfermeiro deve imobilizar o ilíaco, e a mão direita deve elevar o membro inferior, segurando-o na altura do tornozelo.
deve-se estabilizar a pelve, colocando a mão sobre o quadril do paciente, e pedir ao paciente para inclinar o corpo o máximo possível para os dois lados.
solicita-se ao paciente que ele se incline para a frente e toque os dedos dos pés.
é preciso colocar a mão na espinha ilíaca posterossuperior e solicitar ao paciente que ele se incline para trás o máximo possível.
deve-se estabilizar a pelve, colocando uma mão sobre o quadril do paciente e a outra sobre o ombro oposto; girar o tronco, puxando para trás o ombro e depois o quadril.