Imagem de fundo

Em um hospital-dia, é utilizada a teoria de enfermagem de Hildegard Peplau como referên...

Em um hospital-dia, é utilizada a teoria de enfermagem de Hildegard Peplau como referência teórica para subsidiar a assistência de enfermagem prestada a pacientes com problemas de saúde mental. Essa teoria tem como tema central (TC) e aplicação à prática clínica (APC):

A

TC = a interação contínua da pessoa com o ambiente e sua participação na manutenção da saúde; APC = a saúde como um processo aberto e contínuo, e não ausência de enfermidade, com o cuidado de enfermagem planejado com base na perspectiva de saúde e nos cuidados do paciente.

B

TC = o autocuidado é uma necessidade humana e déficits de autocuidado requerem ações de enfermagem; APC = a enfermagem é um serviço humano e os enfermeiros elaboram intervenções para oferecer e lidar com atos de autocuidado que mantenham a saúde ou recuperem o indivíduo da doença.

C

TC = as pessoas estão em constante contato com estressores no ambiente; APC = o maior interesse da enfermagem é manter o paciente estável por meio da avaliação precisa dos efeitos dos estressores ambientais e do auxílio ao paciente nos ajustes necessários para o bem-estar.

D

TC = o paciente é um indivíduo que precisa de ajuda para atingir a independência; APC = a prática de enfermagem é independente, suas funções autônomas são identificadas e são descritos os conceitos de autoajuda.

E

TC = a enfermagem como processo terapêutico, interpessoal e voltado para metas; APC = as intervenções de enfermagem estão voltadas ao desenvolvimento da personalidade do paciente para uma vida pessoal e comunitária produtiva.