A respeito da atuação da equipe de enfermagem no processo de doação, captação e transplante de órgãos, tecidos e células, em conformidade com a Resolução COFEN nº 710/2022, assinale a alternativa INCORRETA.
No âmbito da equipe de enfermagem, a entrevista familiar, com a finalidade de doação de órgãos, tecidos e células, compete privativamente ao enfermeiro.
A equipe de enfermagem que atua no processo de doação, captação e transplante de órgãos, tecidos e células é composta por enfermeiro e técnico de enfermagem, respeitadas as suas competências técnicas.
Havendo necessidade de reconstituição do corpo, cabe ao enfermeiro a realização dos procedimentos necessários, incluindo a sutura.
A assistência de enfermagem no processo de doação, captação e transplante de órgãos, tecidos e células deve seguir protocolos institucionais, baseados em evidências científicas, conforme legislação vigente.
A coleta de sangue do cordão umbilical e placentário para Banco de Sangue pode ser realizada tanto por enfermeiros como por técnicos de enfermagem.