Imagem de fundo

As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são consideradas eventos adversos frequentes, dec...

1
Q3095203
Teclas de Atalhos
Compartilhar

As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são consideradas eventos adversos frequentes, decorrente da assistência à saúde dos pacientes que pode resultar em dano físico, social e/ou psicológico do indivíduo, sendo uma ameaça à segurança do paciente. Sobre Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Deve-se orientar previamente o paciente nas cirurgias eletivas quanto aos cuidados pré-operatórios e banho. Tomar banho com água e sabão antes da realização do procedimento cirúrgico, noite anterior ou manhã da cirurgia.

B

A tricotomia não deve ser feita de rotina, se os pelos tiverem que ser removidos, deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia, utilizando lâminas de barbear, e fora da sala de cirurgia. A remoção dos pelos depende da quantidade, do local da incisão, do tipo de procedimento e da conduta do cirurgião.

C

Uma das medidas de controle intraoperatória é a circulação de pessoal na sala cirúrgica, deve-se manter os seguintes cuidados: manter as portas das salas cirúrgicas fechadas durante o ato operatório; limitar o número de pessoas na sala operatória, não levar celular, bolsas e alimentos para dentro da sala cirúrgica.

D

Sobre o preparo da pele do paciente, deve-se ter os seguintes cuidados: 1 Realizar degermação do membro ou local próximo da incisão cirúrgica antes de aplicar solução antisséptica; 2 Realizar a antissepsia no campo operatório no sentido centrífugo circular (do centro para a periferia) e ampla o suficiente para abranger possíveis extensões da incisão.

E

A paramentação cirúrgica é uma medida bem estabelecida para prevenção das infecções do sítio cirúrgico, consiste em antissepsia cirúrgica das mãos, utilização de aventais e luvas esterilizadas, além de gorro e máscara. A equipe de campo cirúrgico deve fazer uso de paramentação completa (avental e luvas estéreis, touca, óculos, máscara).