Do ponto de vista da importância para a transmissão de doenças pelo sangue, ressaltam-s...

1
Q848034
Enfermagem Hepatite B
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - FHB - Analista de Atividades do Hemocentro - Área Enfermagem - 2017
Do ponto de vista da importância para a transmissão de doenças pelo sangue, ressaltam-se as hepatites B, C e Delta. Do ponto de vista transfusional, todos os indivíduos que tiverem antecedentes de hepatite viral após os 10 anos de idade serão definitivamente inaptos para a doação de sangue. A esse respeito, quanto às características dos vírus que causam hepatite, assinale a alternativa correta.
A

Tipo de vírus: A – Genoma: RNA.

Modo de transmissão: fecal-oral, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 15 a 45 dias. Período de transmissibilidade: 15 dias antes dos sintomas, até sete dias após o início da icterícia.

B

Tipo de vírus: B – Genoma: DNA.

Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados, procedimento cirúrgico ou odontológico, solução de continuidade – pele, mucosas) e materno-fetal. Período de incubação: 30 a 50 dias. Período de transmissibilidade: pouco antes do início dos sintomas, prolongando-se indefinidamente.

C

Tipo de vírus: C – Genoma: RNA.

Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 15 a 150 dias. Período de transmissibilidade: muitas semanas antes do início dos sintomas, prolongando-se indefinidamente.

D

Tipo de vírus: D – Genoma: DNA.

Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados, procedimento cirúrgico ou odontológico, solução de continuidade – pele, mucosas) e materno-fetal. Período de incubação: 30 a 180 dias. Período de transmissibilidade: muitas semanas antes do início dos sintomas até o desaparecimento desses (forma aguda) ou enquanto persistir o antígeno da superfície dos vírus B (portador crônico).

E

Tipo de vírus: E – Genoma: RNA.

Modo de transmissão: fecal-oral, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 28 a 48 dias. Período de transmissibilidade: desconhecido.