Imagem de fundo

Quanto aos processos hidrológicos predominantes em regiões...

Quanto aos processos hidrológicos predominantes em regiões semiáridas e reservatórios superficiais no Estado do Ceará, é CORRETO afirmar:


A

Os açudes inseridos no embasamento cristalino, localizados predominantemente, na porção central do Estado do Ceará, apresentam, geralmente, infiltração cerca de três vezes maior que a evaporação.


B

A evaporação que ocorre nos açudes inseridos no embasamento cristalino é favorecida pela forma geométrica dos açudes. Os açudes nessas regiões são geralmente rasos e com bacias hidráulicas relativamente grandes.


C

A baixa variabilidade na distribuição espaço temporal da precipitação confere ao Estado do Ceará uma maior garantia na disponibilidade hídrica em reservatórios superficiais.


D

Os meses de outubro e novembro apresentam as maiores médias históricas de precipitação.


E

Na macrorregião Sertão dos Inhamuns, a precipitação e evapotranspiração potencial anual são equivalentes.