Imagem de fundo

Na região do Alto Uruguai Catarinense, é grande a oferta de...

Na região do Alto Uruguai Catarinense, é grande a oferta de adubos orgânicos sólidos e líquidos e consequentemente são amplamente usados na adubação das culturas, principalmente na cultura do milho. Sobre o uso de adubação orgânica, e de acordo com o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assinale a alternativa que não é correta:


A

Em geral, os estercos sólidos e os adubos orgânicos contendo altos teores de fibras e lignina, tem uma relação C/N maior em comparação com os dejetos líquidos.


B

Considerando iguais adições de matéria seca ao solo, os dejetos líquidos apresentam maior quantidade de nutrientes minerais prontamente disponíveis às plantas.


C

Utilizando cama de frango na adubação de dois cultivos sucessivos de milho, é considerado uma eficiência agronômica do nutriente N de 0,5 no 1° cultivo e 0,2 no segundo cultivo.


D

Utilizando cama de frango na adubação de dois cultivos sucessivos de milho, é considerado uma eficiência agronômica do nutriente P de 0,8 no 1° cultivo e 0,2 no segundo cultivo.


E

Em geral, os estercos sólidos e os adubos orgânicos contendo altos teores de fibras e lignina, tem uma liberação mais lenta de nutrientes para as plantas, favorecendo as perdas de nutrientes e desfavorecendo o acúmulo de Matéria Orgânica no solo, em relação aos dejetos líquidos.