Imagem de fundo

Com base nos conhecimentos sobre agrotóxicos, é CORRETO...

Com base nos conhecimentos sobre agrotóxicos, é CORRETO afirmar:


A

os produtos fitossanitários (agrotóxicos ou pesticidas) são substâncias inertes de baixo custo, neutras e servem para a formulação e como veículo do ingrediente ativo.


B

os herbicidas são agrotóxicos que, aplicados em plantas quando em contato com o alvo, que são os fungos, bactérias e vírus, em doses adequadas, atuam bioquimicamente, causando a morte.


C

os inseticidas químicos ou biológicos, que também são agrotóxicos, quando aplicados direta ou indiretamente sobre os insetos, em doses adequadas, o ingrediente ativo atua bioquimicamente em mecanismo específico e provocam a morte.


D

os agrotóxicos podem ser encontrados em formulações, como o pó molhável com sigla AE, os quais são embalados em recipientes que resistem a pressões, pois, juntamente com estes, colocam-se solventes altamente voláteis e, em contato com o meio ambiente, evaporam, deixando o ativo no ar.


E

os adjuvantes são substâncias de baixo custo, neutras e, como exemplo, têm-se os resíduos vegetais diversos, a dolomita, a apatita, a argila, as farinhas e o talco, sendo importante que seja neutro para não degradar o inseticida, fungicida e herbicida e que sirva apenas como veículo do ingrediente ativo.