

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação à matéria orgânica do solo e compostos orgânicos, é correto afirmar:
A matéria orgânica atua como ácido forte influenciando o poder tampão dos solos com a mesma intensidade em comparação com a fração argila (mineral) do solo.
A matéria orgânica do solo contribui com cerca de 5 a 30% da CTC das camadas superficiais do solo, sendo que a CTC gerada pela MO é de carga permanente ou não dependente do pH.
A matéria orgânica tem elevada capacidade de reagir, complexar ou quelatar elementos como Cu+2, Fe+3, Al+3 e Pb+2, influenciado sua disponibilidade para as plantas.
As plantas em resposta a uma deficiência de Fe podem elevar a taxa de exsudação de compostos na rizosfera chamados de fitosideróforos.
Os nutrientes N, P e S são adsorvidos na superfície dos complexos organomineral do solo; com isso, cerca de até 50% do teor total destes estão na matéria orgânica do solo.