Imagem de fundo

Referente ao uso de dispositivos de mensuração do potencial...

Referente ao uso de dispositivos de mensuração do potencial de água no solo, analise as assertivas a seguir:


I. Quanto maior for a pressão de ar aplicada à câmara de Richards, menor terá de ser o diâmetro dos poros da placa porosa para que resistam à pressão sem romper o menisco de água formado.

II. Uma das limitações no uso das câmaras de Richards é o tempo exigido para que ocorra o equilíbrio entre a pressão que expulsa a água dos poros da amostra e às forças físicas que mantém a água retida.

III. O limite teórico do funcionamento do tensiômetro é o vácuo absoluto, que em nível do mar, é em torno de 100 kPa.

IV. Em solos com matriz arenosa, é muito comum ocorrer o fenômeno de cavitação quando do uso de tensiômetros, tornando-se inviável sua utilização nestas condições.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, II e III.


E

I, II, III e IV.