

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em hidrologia, a palavra “percolação” refere-se
à infiltração da água que desce pela ação da gravidade, atingindo zonas mais profundas e alimentando os lençóis subterrâneos, ocorrendo quando os espaços vazios do solo estão todos ocupados, ou seja, o solo está saturado.
ao escorrimento da água sobre a superfície do solo quando este fica muito encharcado e a água da chuva não infiltra mais, buscando áreas mais baixas e alimentando rios, lagos e mares.
ao excedente de precipitação, com a atmosfera saturada de vapor d’água, caindo na forma de granizo, neblina, orvalho, geada e neve.
a um sistema físico sujeito a entradas de água (eventos de precipitação) que gera saídas de água (escoamento e evapotranspiração).
à transformação da água do estado líquido para o de vapor, a partir de uma superfície líquida, solo nu ou vegetação sobre solo.