Imagem de fundo

O processo de recuperação de áreas degradadas requer...

O processo de recuperação de áreas degradadas requer fundamentos da pedogênese, da física e da química do solo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses fundamentos às suas respectivas descrições.


Coluna 1

1. Ferratilização.

2. Podzolização.

3. Gleização.

4. Salinização.

5. Sodificação.


Coluna 2

( ) Processo no qual ocorre a dispersão, o transporte e a deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, inorgânico em associação, que se translocam de um horizonte superior para um inferior.

( ) Processo no qual se destaca o intemperismo químico e os mecanismos de transformação e remoção, constituindo em uma via de formação de formação de solos na qual processos de hidrólise, oxidação e lixiviação foram muito intensos, gerando acentuada dessilicação.

( ) Processo típico de ambiente na qual ocorre saturação permanente ou temporária de água durante maior parte do tempo, impondo condições de redução do ferro e do manganês.

( ) Processo que resulta em uma expressiva saturação da CTC por sódio.

( ) Processo típico de regiões semiáridas ou com estação seca bem pronunciada, onde ocorre uma acumulação de sais solúveis que, por aumento de concentração, precipitam no perfil.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

5 – 2 – 1 – 4 – 3.


B

4 – 3 – 1 – 2 – 5.


C

2 – 1 – 3 – 5 – 4.


D

3 – 1 – 2 – 4 – 5.


E

1 – 2 – 4 – 3 – 5.