Imagem de fundo

As plantas precisam abrir os estômatos para absorver CO₂ e...

As plantas precisam abrir os estômatos para absorver CO₂ e realizar a fotossíntese, mas a abertura aumenta a perda de água para a atmosfera. Para equilibrar a absorção de carbono e a conservação de água, as plantas desenvolveram adaptações fisiológicas que controlam o fluxo de água do solo para a atmosfera.


Sobre o movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.


( ) A absorção de água pelas raízes é confinada, principalmente às regiões próximas aos ápices das raízes, onde ela pode se mover por rotas apoplástica, simplástica ou transmembrana.

( ) A ascensão de água pelas plantas no xilema resulta do aumento no potencial hídrico nos sítios de evaporação dentro das folhas.

( ) A transpiração depende da diferença na concentração de vapor de água entre os espaços foliares e o externo e da resistência à difusão dessa rota, a qual consiste da resistência dos estômatos e resistência da camada limítrofe.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – V – F.


B

V – F – V.


C

V – F – F.


D

V – V – F.


E

F – F – V.