Questões de Concurso sobre Fertilidade do Solo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.238 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um dos principais objetivos da calagem é neutralizar a acidez do solo, enquanto o da gessagem é reduzir a toxicidade do alumínio nas camadas mais profundas do solo.


C

Certo


E

Errado

A matéria orgânica é fundamental para a conservação dos solos agrícolas tropicais, desempenhando diversas funções.


Com relação às funções da matéria orgânica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A matéria orgânica interfere minimamente na agregação das partículas do solo, diminuindo a estabilidade estrutural e não interferindo na porosidade. Isso é especialmente importante em solos tropicais, em que a estrutura não é facilmente degradada devido às baixas taxas de intemperismo e às chuvas intensas.

( ) Nos solos agrícolas tropicais, muitas vezes pobres em minerais devido à intensa lixiviação, a matéria orgânica atua como uma importante fonte de nutrientes. Ela retém nutrientes na forma de cátions e ânions, oferecendo uma "reserva" de nutrientes essenciais para as plantas.

( ) A matéria orgânica serve de alimento para uma grande diversidade de microrganismos, que desempenham papéis essenciais na ciclagem de nutrientes e na decomposição de resíduos orgânicos. Em solos tropicais, a atividade microbiana é intensa e a matéria orgânica contribui para sustentar essa biota do solo.


As afirmativas são, respectivamente:


A

F – V – F.


B

F – V – V.


C

V – F – F.


D

V – V – F.


E

F – F – V.

Os corretivos são produtos aplicados para melhorar as condições químicas do solo, corrigindo problemas de acidez, salinidade ou deficiência de nutrientes básicos. A acidez do solo, pode limitar a disponibilidade de nutrientes e prejudicar o crescimento das plantas, e o uso de corretivos ajuda a alterar o pH e a aumentar a disponibilidade de nutrientes.


Sobre o uso de corretivos, assinale a afirmativa correta.


A

O calcário é o corretivo mais comum e é classificado apenas de acordo com a proporção de magnésio (Mg). O calcário calcítico apresenta maior teor de carbonato de cálcio (CaCO₃) e baixo teor de magnésio.


B

O calcário é o corretivo mais comum e é classificado de acordo com a proporção de cálcio (Ca) e magnésio (Mg). O “calcário dolomítico” possui tanto CaCO₃ quanto MgCO₃.


C

O gesso agrícola altera o pH diretamente, além de fornecer cálcio e enxofre. Sendo assim, ele pode melhorar a estrutura do solo e a permeabilidade em camadas mais profundas.


D

Os corretivos alcalinos não são usados em solos muito ácidos, sendo exemplo a cal virgem (óxido de cálcio) e a cal hidratada (hidróxido de cálcio). Eles reagem rapidamente, desta forma devem ser aplicados com cuidado para evitar queimaduras em plantas.


E

A matéria orgânica não pode ser considerada um corretivo orgânico pois seus compostos aumentam a CTC e a atividade biológica do solo.

Em relação às características do solo, considere e julgue as proposições a seguir:


( ) Quando predominam partículas maiores, a água da chuva tende a infiltrar-se rapidamente, mas não permanece armazenada, reduzindo a chance de encharcamento.

( ) A argila é composta por partículas muito pequenas que tendem a reduzir a velocidade de infiltração, mas aumentam a retenção de água no solo.

( ) A CTC do solo representa a capacidade do solo de armazenar cátions, tanto positivos quanto negativos, que podem ser absorvidos pelas plantas. Em termos de fertilidade, quanto maior a CTC, melhor, desde que esteja ocupada predominantemente por nutrientes essenciais.

( ) As partículas encontradas nas camadas superficiais, mais expostas ao intemperismo, apresentam diâmetro menor do que aquelas localizadas em profundidade.

( ) Um solo com maior presença de cargas elétricas terá menor capacidade de armazenar água.


Assinale a sequência correta:


A

V – V – V – F - F.


B

V – F – F – V – V.


C

F – V – V – F – V.


D

F – F – F – V – V.


E

V – V – F – V – F.

Observe a tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Ela mostra a análise química de um perfil de solo. Sabe-se que outras determinações, comuns nas análises de solos, como capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases, saturação por alumínio, entre outras, são obtidas a partir dos dados do complexo de troca. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.


1) O pH desse solo é ácido e precisa de correção de acidez para ser cultivado.

2) A CTC desse solo é abaixo de 8,0 cmolc/kg em todo o perfil.

3) Esse perfil de solo é distrófico e álico (saturação por alumínio maior ou igual a 50%) em todo o perfil.

4) Pelas propriedades químicas, essa análise pode ser de um Luvissolo.


Está(ão) correta(s), apenas:


A

1.


B

1 e 2.


C

3.


D

1 e 4.


E

1, 2 e 3.

Assinale a assertiva que apresenta o corretivo que corrige a acidez e melhora a fertilidade do solo.


A

Enxofre.


B

Calagem.


C

Água.


D

Cloro.

A calagem é uma prática agrícola importante, porque proporciona maior suprimento de Ca e Mg e corrige a acidez do solo. Você, como engenheiro agrônomo, foi solicitado para calcular a necessidade de calagem com base no método de saturação por bases para uma área que apresenta as seguintes características:


CTC: 4,5 cmolc dm-3.

Saturação por base: 40%.

Saturação por base desejada: 60%.

PRNT do calcário: 90%.


Com base nos dados anteriores, qual é a necessidade de colagem para a área?


A

1,5 t ha-1.


B

1,0 t ha-1.


C

0,75 t ha-1.


D

0,50 t ha-1.


E

0,25 t ha-1.

Efeito da aplicação de calcário no solo utilizado para o plantio de árvores em condições de baixa fertilidade e elevada acidez:


A

Redução da atividade microbiana no solo.


B

Diminuição da disponibilidade de nutrientes para as plantas.


C

Neutralização do alumínio presente no solo.


D

Aumento da acidez do solo.

Sabe-se que a matéria orgânica do solo (MOS) desempenha importantes funções nos processos físicos, químicos e biológicos do solo. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I- O revolvimento do solo acelera o processo de decomposição da MOS.

II- O sistema de plantio direto realizado continuamente tende a reduzir de forma mais acentuada os níveis de MOS, quando comparado aos sistemas de cultivos convencionais.

III- A MOS apresenta diversos compartimentos funcionais, dos quais a biomassa microbiana, juntamente com a meso- e macrofauna, constituem a parte viva.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

As práticas agropecuárias, caso não sejam realizadas corretamente dentro de um manejo conservacionista, podem levar à degradação dos solos. Nesse sentido, as práticas conservacionistas visam à prevenção e à recuperação dos solos agrícolas. Uma das práticas conservacionistas é a abertura de sulcos construídos em nível, preenchidos com restos vegetais, com o objetivo de reduzir o escoamento superficial e a erosão, pois a água da chuva, e consequente enxurrada, ao encontrar os sulcos, acaba se infiltrando neles.


Essa prática conservacionista é denominada de


A

mulching vertical


B

terraceamento


C

cobertura morta


D

cultura em faixas


E

cultivo em nível

A conservação do solo é fundamental para a produção agrícola sustentável.


Assim, qual das práticas é mais eficiente para conservar o solo em áreas cultivadas com pastagens?


A

Uso exclusivo de fertilizantes químicos para evitar erosão.


B

Rotação constante das espécies de pastagens sem manejo adequado do solo.


C

Implantação de curvas de nível para reduzir o escoamento superficial da água.


D

Corte frequente da pastagem para evitar o crescimento excessivo da vegetação.


E

Compactação do solo com equipamentos pesados para melhorar a infiltração de água.

Referente aos métodos de análise de solo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1. Índice SMP.

2. Acidez potencial.

3. CTC a pH 7,0.

4. Valor V.

5. CTC efetiva.


Coluna 2


( ) É a CTC no pH do solo analisado, sendo calculada pelo somatório do alumínio trocável e a soma dos cátions trocáveis.

( ) Representa a percentagem das cargas negativas da CTC a pH 7,0 ocupada pelos cátions trocáveis.

( ) É a CTC potencial.

( ) É dada pela soma da atividade dos íons hidrogênio e alumínio.

( ) Baseado(a) no pH de equilíbrio da suspensão do solo com uma solução tampão (pH 7,5). Pode ser utilizado(a) como indicador de recomendação da quantidade de calcário a ser aplicado no solo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 5 – 4 – 3 – 2.


B

5 – 4 – 3 – 2 – 1.


C

4 – 3 – 2 – 1 – 5.


D

3 – 2 – 1 – 5 – 4.


E

2 – 1 – 5 – 4 – 3.

Em uma produção de manga do Tabuleiro de Russas notou que suas mangueiras apresentam folhas com bordas necrosadas e crescimento atrofiado. A análise do solo revelou deficiências de nitrogênio, fósforo e magnésio. O produtor possui em sua área de produção compostos orgânicos como esterco de vaca, fosfato natural, sulfato de magnésio, e fertilizantes inorgânicos NPK disponíveis. Considerando a necessidade de sustentabilidade e a correção das deficiências de nitrogênio, fósforo e magnésio, qual é a melhor estratégia de adubação para as mangueiras?


A

Aplicar somente fertilizante NPK.


B

Usar esterco de vaca, fosfato natural e sulfato de magnésio.


C

Aplicar esterco de vaca e fertilizante NPK.


D

Usar fosfato natural e fertilizante NPK.


E

Aplicar somente fosfato natural e sulfato de magnésio.

Considere a situação em que um citricultor observou que suas laranjeiras apresentam folhas pequenas e de coloração verde pálida. Porém, ao avaliar o laudo da análise foliar das laranjeiras, notou-se o alto teor de magnésio, deficiências de cálcio e boro. O citricultor dispõe no seu armazém de calcário calcítico, calcário dolomítico, sulfato de manganês, bórax e composto orgânico. Portanto, a melhor recomendação de adubação que combine a sustentabilidade e eficiência na correção das deficiências de cálcio e boro na plantação de laranjeiras será:


A

Aplicar calcário dolomítico e composto orgânico.


B

Usar bórax e sulfato de manganês.


C

Aplicar calcário dolomítico, bórax e composto orgânico.


D

Usar calcário calcítico e bórax.


E

Aplicar somente calcário dolomítico.

A sustentabilidade do agronegócio de citros depende, em grande parte, da adoção de tecnologias adequadas. Para manter e incrementar a produção, o citricultor precisa conhecer bem as características e exigências dessa cultura, considerando as condições de clima e solo. Nesse sentido, é correto afirmar que


A

os micronutrientes são os nutrientes que as plantas cítricas exigem em quantidades muito pequenas, mas que são indispensáveis a seu desenvolvimento e produção, sendo os mais demandados pelas plantas cítricas o zinco, o manganês, o enxofre e o boro.


B

a adubação dos pomares de cítricos deve ser feita preferencialmente no período de estiagem (seco), evitando as perdas por escorrimento e percolação, decorrentes do período mais chuvoso.


C

no preparo do solo para implantação de pomares, quando for usado um fosfato natural, como fonte de P2O5, deve-se aplicá-lo após a aplicação do calcário, pois em meio ácido esta fonte de fósforo se solubiliza mais dificilmente devido à acidez natural do solo.


D

são três os períodos ou estágios de crescimento dos frutos cítricos, sendo que a mudança na cor e a queda na taxa de crescimento ocorrem no mesmo estágio da maturação do fruto.

No estabelecimento de hortas, diversos fatores devem ser considerados para garantir a produtividade e a qualidade das hortaliças. A respeito do assunto, analise as assertivas abaixo:


I. A análise da fertilidade do solo e a correção com calcário, quando necessárias, são etapas iniciais fundamentais para a implantação de uma horta, visando melhorar as condições nutricionais do solo.

II. A escolha das espécies de olerícolas a serem cultivadas deve considerar tanto as exigências climáticas das plantas quanto as preferências de mercado.

III. A disponibilidade e a qualidade da água são fatores críticos para o cultivo de olericolas, e a irrigação deve ser ajustada conforme a necessidade hídrica das plantas.

IV. O levantamento topográfico do terreno é importante para o estabelecimento de hortas em grandes áreas, mas pode ser dispensado em pequenas propriedades, onde o nivelamento pode ser feito manualmente.

V. A cerca ao redor da horta é indicada para evitar a entrada de animais e pessoas indesejadas, devendo prever portões adequados para facilitar o transporte e as manobras de veículos.


Estão CORRETAS:


A

Apenas as assertivas I, II e IV.


B

Apenas as assertivas II, III e V.


C

Apenas as assertivas III, IV e V.


D

As assertivas I, II, IlI e V.

No que se refere às características gerais de adubação em solo do cerrado, assinale a alternativa correta.


A

A reserva de potássio em solos do cerrado é geralmente pequena.


B

Cálcio, magnésio, potássio e boro são exemplos de macronutrientes.


C

Em condições naturais, os solos do cerrado apresentam alta disponibilidade de fósforo.


D

Cobre, enxofre e ferro são exemplos de micronutrientes.


E

A aplicação de micronutrientes nos solos do cerrado constitui uma prática dispensável para a obtenção de altos rendimentos de diversas culturas.

Uma das vantagens da fertirrigação em comparação com a adubação convencional, considerando uso de fertilizantes e a proteção do ambiente é a


A

maior aplicação de fertilizantes por área cultivada.


B

maior eficiência de uso dos fertilizantes.


C

eliminação de gastos com monitoramento de nutrientes no solo.


D

eliminação dos impactos ambientais causados pela aplicação de fertilizantes.

Indique por que a adubação das árvores torna-se necessária em solos de baixa fertilidade:


A

Porque as árvores não requerem nutrientes para seu crescimento.


B

Porque o solo fornece todos os nutrientes necessários para as árvores.


C

Porque o solo geralmente não contém quantidades adequadas de nutrientes para as árvores crescerem satisfatoriamente.


D

Porque a adubação não influencia no crescimento das árvores.

   
Gerar simulado