Imagem de fundo

Os sistemas de drenagem urbana que realizam a contenção do...

Durante a fase de dimensionamento hidráulico de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), foi identificado que a tubulação que liga o reservatório elevado ao de distribuição apresenta perda de carga significativa, o que pode comprometer a pressão mínima exigida para o abastecimento de bairros localizados em cotas elevadas da cidade.

A adutora em questão possui 200 metros de comprimento, diâmetro interno de 150 mm, construída em ferro fundido, transportando água a 20°C, com vazão média de 20 L/s.


Considere:

- Fator de atrito (f): 0,022.

- Viscosidade cinemática da água (v): 1,9x^106

- Gravidade (g): 9,81m/s2.

Classificação do número de Reynolds (Re):

- Re < 2.300 = regime laminar.

- 2.300 < Re < 4.000 = regime transicional.

- Re > 4.000 = regime turbulento.

Os sistemas de drenagem urbana que realizam a contenção do escoamento próximo ao local onde ele é gerado, são classificados como:


A

Contenção à montante, utilizada como medida preventiva para novas urbanizações em grandes dimensões.


B

Reservatórios off-line, implantados fora do eixo do sistema de drenagem e com grande capacidade de armazenamento.


C

Contenção na fonte, composta por unidades padronizadas de menor porte, localizadas próximas às áreas de geração dos escoamentos.


D

Contenção à jusante utilizada, exclusivamente, como medida preventiva para novas urbanizações.