Imagem de fundo

Em uma vistoria técnica nas obras de ampliação do sistema...

Em uma vistoria técnica nas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, um agente de saneamento identificou que a tubulação instalada entre a última estação elevatória da área urbana e a estação de tratamento regional operava como um emissário de esgoto. No relatório, o profissional justificou sua classificação com base nas características operacionais desse tipo de conduto. Diante do exposto, a alternativa que respalda a classificação feita pelo Agente de saneamento é:


A

O conduto transporta o efluente bruto em regime de conduto forçado ou livre, sem receber contribuições significativas ao longo do trajeto, apresentando vazão praticamente constante.


B

A tubulação exige poços de visita com aberturas de ventilação a cada lote residencial para garantir a entrada de vazões de infiltração e o escoamento por gravidade.


C

O componente atua na transposição inferior de rios e vales profundos, necessitando de rebaixamento físico da linha de tubos e operação sob pressões hidrostáticas elevadas.


D

O sistema opera como uma linha de coleta secundária subterrânea, projetada para absorver as variações diárias do fator de pico provenientes das ligações prediais diretas.