Imagem de fundo

Obras de drenagem são dimensionadas para um certo grau de...

Obras de drenagem são dimensionadas para um certo grau de proteção das cidades, e a eventual ocorrência de chuvas excepcionais pode causar inundações, geralmente com danos bastante elevados. Observando-se durante longo tempo, os fenômenos hidrometeorológicos, é possível extrair dos dados uma série de estatísticas que auxiliam o dimensionamento dos sistemas de drenagem. Uma variável muito empregada em hidrologia chama-se período de retorno. É correto afirmar sobre o período de retorno o seguinte:


A

o sistema de drenagem é projetado para permitir escoar a chuva de projeto que deverá ser superior à chuva do período de retorno.


B
o período de retorno é uma variável empregada para associar somente precipitação à sua probabilidade de ocorrência num determinado ano.

C

o risco de um projeto está associado à adoção do período de retorno.


D

quanto maior o período de retorno da chuva de projeto mais barato serão as obras de drenagem.


E

diz-se que a chuva de “n” anos ocorre, em média, uma vez a cada “1/n” anos ou tem probabilidade “n” de ocorrer a cada ano.