Questões de Concurso sobre Drenagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
342 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em um projeto de drenagem urbana, as bocas-de-lobo devem captar e conduzir as vazões superficiais para as galerias. Quando não é analisada a capacidade de escoamento da sarjeta e visando evitar o escoamento superficial em longas extensões das ruas, é recomendado adotar um espaçamento máximo, entre as bocas-de-lobo, de


A

60 m.


B

120 m.


C

180 m.


D

220 m.


E

90 m.

Diversos métodos podem ser utilizados para estimativas das descargas de projeto em sistemas urbanos de drenagem. Sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir:


I. O método racional oferece estimativas satisfatórias de descargas de pico em bacias urbanas com áreas próximas de 5 km2, não se mostrando adequado a bacias rurais ou naturais.

II. O método racional tem a premissa de que o pico do deflúvio superficial direto, relativo a um dado ponto de projeto, é função do tempo de concentração respectivo, assim como da intensidade de chuva, cuja duração é suposta como sendo igual ao tempo de concentração em questão.

III. O tempo de concentração (tc) é o tempo em minutos que leva uma gota de água teórica para ir do ponto mais afastado da bacia até o ponto de concentração ou seção de controle.

IV. De uma forma simplificada, o tempo de concentração pode ser entendido como a soma de dois tempos: o tempo de entrada (te) e o tempo de percurso (tp). Em bacias urbanas, o tempo de entrada (te) pode ser entendido como o tempo transcorrido para o escoamento superficial atingir a extremidade de jusante de um conduto, por exemplo, a primeira boca de lobo a jusante do sistema.


A sequência de afirmativas corretas é:


A

Apenas as alternativas II e III estão corretas.


B

Apenas as alternativas I e II estão corretas.


C

Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.


D

Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

O sistema de drenagem de uma bacia é constituído pelo rio principal e seus efluentes; o padrão de seu sistema de drenagem tem um efeito marcante na taxa do "runoff". Uma bacia bem drenada tem menor tempo de concentração, ou seja, o escoamento superficial concentra-se mais rapidamente e os picos de enchente são altos. Na Figura 5 temos os tipos de densidade de drenagem. Analise-a e assinale a alternativa correta que corresponde as respectiva ordem de drenagens:


FIGURA 5:


Imagem associada para resolução da questão


A

A - DENSA, B- ESPARSA C- MÉDIA


B

A - ESPARSA B- MÉDIA C- DENSA


C

A - MÉDIA B- ESPARSA C- DENSA


D

A - ESPARSA B- DENSA C- MÉDIA

Ainda sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir:


I. A utilização dos métodos de transformação de chuva em vazão e, particularmente do método racional, implica em uma adequada caracterização das precipitações de projeto. Esta caracterização se faz mediante o estabelecimento da duração da chuva, seu período de retorno e sua frequência.

II. No sistema inicial de drenagem (bocas de lobo e pequenas galerias) são usados períodos de retorno de 2 a 5 anos, para galerias de maior porte e pequenos canais são usados períodos de retorno de 10 anos e, para o sistema de macrodrenagem os períodos de retorno variam entre 20 a 25 anos, adotando-se, em alguns casos, 100 anos.

III. Um parâmetro importante e de difícil estimativa para aplicação do método racional é o coeficiente de deflúvio, que deve oferecer uma representação dos efeitos da impermeabilização do solo, da retenção superficial, dos retardamentos e da não uniformidade na distribuição espacial e temporal da chuva.

IV. Para contornar a complexidade da análise da área de contribuição para aplicação do método racional, considera-se que cada trecho de sarjeta receba as águas pluviais da quadra a jusante, exceto quando a topografia for muito acentuada, impossibilitando esta hipótese.


A sequência de afirmativas corretas é:


A

Apenas as alternativas II e III estão corretas.


B

Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.


C

Apenas as alternativas III e IV estão corretas.


D

Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

Tratando-se de Recursos Hídricos, no monitoramento da quantidade de água se fazem necessárias medições de precipitação, volumes, vazões, níveis de água, entre outras. O objetivo é o acompanhamento da condição para planejamento e/ou controle dos sistemas de drenagem. Entre outros equipamentos, são usados “aparelhos com superfície de captação horizontal e reservatório para acumular a precipitação ocorrida; armazenando-a ao longo de várias horas, sendo esvaziados após o registro da quantidade de chuva coletada”. Estamos falando dos:


A

Pluviógrafos.


B

Pluviômetros.


C

Fluviômetros.


D

Fluviógrafos.

Um dos grandes problemas dos centros urbanos são os alagamentos provocados, em grande parte, pela intensa urbanização. A alteração dos cursos naturais dos rios associada a projetos ineficientes de captação das águas pluviais são fatores que favorecem a formação de áreas alagadas. Afigura abaixo mostra, de maneira esquemática, uma das medidas utilizadas para prevenção e mitigação da ocorrência de alagamentos nas cidades.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: InovaCivil


Considerando seus conhecimentos sobre drenagem urbana e pavimentação, conclui-se que a figura representa um(a):


A

Pavimento permeável.


B

Bacia de detenção.


C

Túnel de derivação.


D

Dique de contenção.


E

Telhados verde.

Drenagem urbana envolve um conjunto de medidas para promover o escoamento das vazões geradas por precipitações nas áreas urbanas, com a finalidade de evitar inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica e sustentável. Acerca dos elementos que compõem o sistema de drenagem urbana, é FALSO o que se afirma em:


A

As bocas-de-lobo devem captar e conduzir as vazões para as galerias.


B

As sarjetas podem ser utilizadas como caixas de recepção das bocas-de-lobo.


C

Os poços de visita objetivam o acesso às canalizações para manutenções.


D

As caixas de ligação podem ser locadas entre bocas-de-lobo intermediárias.


E

Os reservatórios objetivam o controle dos efeitos das inundações urbanas.

Sobre as vantagens do uso de pavimentos permeáveis, é correto afirmar, exceto:


A

Tratamento da água do escoamento superficial, através da remoção dos poluentes.


B

Aumento da recarga de reservas subterrâneas de água.


C

Colmatação do pavimento.


D

Aumento do conforto e segurança das vias públicas devido a maior resistência à derrapagem.

Em relação à drenagem urbana, as medidas estruturais, modificam o sistema para reduzir o risco de cheias, pela implantação de obras para conter, reter ou melhorar a condução de escoamentos. Assinale a alternativa que corresponde a uma medida estrutural:


A

Regulamentação do uso da terra.


B

Sistema de previsão.


C

Canalização.


D

Seguro contra inundações.

A figura a seguir indica a vazão observada (linha contínua) e a vazão simulada (linha tracejada) durante um período de chuvas, utilizada para o dimensionamento dos sistemas de drenagem urbana.

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Manual para projeto de drenagem urbana e esgoto (Adaptado). Centro Studi Hidráulica Urbana – 2017)

Em função das informações trazidas pela figura, é correto afirmar que


A

as maiores intensidades das chuvas antecedem o período de maior vazão observada.


B

existe perfeita sobreposição entre as curvas de vazão para valores observados e simulados, sendo desnecessários maiores ajustes matemáticos.


C

quando a intensidade das chuvas está em 10 mm/h, a vazão a acompanha linearmente, ou seja, mantém-se constante.


D

no intervalo de 30 a 40 minutos, a vazão simulada ultrapassa a vazão observada, e isto acontece porque a intensidade das chuvas se mantém constante para o mesmo intervalo.


E

a maior intensidade da chuva está situada no intervalo entre 10 e 20 minutos, segundo a figura apresentada.

É comum nas grandes metrópoles, a pratica de remoção da vegetação para o processo de impermeabilização dos solos lembrando que isso em épocas de chuva pode levar:


A

O aumento das temperaturas.


B

A inversão térmica.


C

A processos erosivos.


D

Redução da disponibilidade de água.

As instalações de drenagem de águas pluviais devem ser projetadas de modo a obedecer à seguinte exigência:


A

permitir a limpeza e desobstrução de pontos específicos no interior da instalação e ser permeáveis.


B

absorver os esforços a que estão submetidas, excluindo esforços referentes às variações térmicas.


C

recolher e acumular a vazão de projeto.


D

conduzir o despejo e lançamento das águas pluviais em redes de esgoto usadas apenas para águas residuárias.


E

nos componentes expostos, utilizar materiais resistentes às intempéries.

Imagem associada para resolução da questão

Internet: <www.stab.org.br>.

Com base na figura acima, é correto afirmar que o(a)


A

processo de escoamento superficial está indicado pelo número IV.


B

zona de aeração é representada pelo número IV.


C

infiltração é representada pelo número I.


D

número V é onde ocorre a percolação.


E

zona de saturação está indicada pelo número III.

Ano: 2019
Prova: UFG - Prefeitura - Fiscal do Meio Ambiente - 2019

O sistema de drenagem pluvial de áreas urbanas é definida como sendo


A

o volume de precipitação anual.


B

as obras de arte de engenharia para controle e disciplinamento das águas pluviais.


C

o volume de precipitação mensal.


D

as inundações e enchentes dos córregos.

Em um projeto de microdrenagem urbana, considere uma microbacia hidrográfica com área de 2,0 há, um coeficiente de escoamento superficial direto (coeficiente de Runof) igual a 0,40 e intensidade de chuva local determinada em função do tempo de concentração e do período de retorno igual a 1,50 mm/min. Qual a vazão de contribuição a ser coletada, utilizando a equação do método racional?


A
210,0 L/s

B
180,0 L/s

C
200,0 L/s

D
240,0 L/s

Sempre que um solo estiver desprovido de sua vegetação natural, ele estará exposto a uma série de fatores que tendem a depauperá-lo. Quanto maior e mais rápida for essa degradação, mais influenciará todo o ambiente em que se situa. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A intensidade e a velocidade com que o processo ocorre depende de atributos internos do solo, do clima, do relevo e das ações humanas.

( ) A degradação intensa e acelerada acontecerá se não houver combate às suas causas.

( ) A acidificação do solo é uma das consequências do empobrecimento em cátions básicos trocáveis, principalmente Ca+2 e Mg+2.

( ) Em locais, áridos ou semiáridos, pode ocorrer o processo desertificação pela perda de umidade que ele retém. Isso acontece tanto por atividades humanas como por variações climáticas, geralmente em áreas limítrofes a desertos, fazendo-os aumentar de tamanho.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:


A

V, V, V, V


B

F, V, V, V


C

V, V, F, V


D

V, F, V, F

Em um sistema de drenagem, são considerados elementos distintos de microdrenagem e macrodrenagem. Fazem parte do sistema de macrodrenagem:

1) Sarjeta.

2) Canal.

3) Boca de lobo.

4) Reservatório.

Estão corretas, apenas:


A

1 e 2.


B

1 e 3.


C

2 e 3.


D

2 e 4.


E

3 e 4.

Quanto à tipologia das técnicas compensatórias para controle de escoamento superficial de águas pluviais, analise as afirmativas.

I - A regulação do uso e ocupação do solo urbano, a criação de áreas verdes e a recuperação de matas ciliares são técnicas compensatórias do tipo estruturante.

II - O controle centralizado é um tipo de técnica compensatória estrutural que recomenda ações de contenção ou retenção, bacias de infiltração e áreas úmidas artificiais.

III - A escolha dos tipos de técnicas a serem adotadas depende de fatores urbanísticos, sociais, econômicos e ambientais.

IV - A manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de micro e macrodrenagem é uma boa prática de ação estruturante.

Estão corretas as afirmativas


A
I, II e III, apenas.

B
II e III, apenas.

C
I e IV, apenas.

D
II, III e IV, apenas.

A precipitação que incide sobre uma bacia florestal é interceptada pela cobertura vegetal (folhas, galhos, troncos e serrapilheira). Em relação à interceptação vegetal, é correto afirmar que


A

quanto maior a intensidade de precipitação e altura de chuva, maior será a interceptação.


B

no início da precipitação, a quantidade de chuva interceptada pela vegetação é menor e tende a aumentar até o final do evento de precipitação.


C

uma maior densidade de vegetação equivale a uma maior capacidade de armazenamento. No entanto, ocasiona uma menor interceptação.


D

o efeito da interceptação no balanço hídrico de uma bacia hidrográfica é mais importante em regiões em que predominam chuvas de baixa intensidade.


E

apenas a intensidade de precipitação e altura de chuva, interferem na interceptação vegetal. Outros fatores, como intensidade do vento e tipo de vegetação, não interferem na parcela de chuva interceptada.

Analise as afirmativas abaixo em relação às medidas de controle de inundações na drenagem urbana:

1. As medidas estruturais não modificam o sistema.

2. As medidas estruturais intensivas são aquelas que agem numa escala menor, nos cursos d’água e superfícies.

3. Bacias de amortecimento e dispositivos de infiltração no solo são medidas estruturais intensivas.

4. O custo de proteção de uma área inundável por medidas estruturais, em geral, é superior ao de medidas não estruturais.

5. O zoneamento de áreas de inundação e o plano diretor são considerados medidas estruturais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

B
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

C
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

D
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

E
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
   
Gerar simulado