Questões de Concurso sobre Pavimentação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
813 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante a execução de pavimentação com concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ), qual procedimento está CORRETO de acordo com as exigências da norma DNIT 031/2006- ES?


A

Permitir umidade nos agregados superior a 5% para melhorar a aderência ao ligante.


B

Utilizar apenas um tipo de agregado graúdo e dispensar o uso de material de enchimento (filler).


C

Controlar a granulometria e o índice de forma dos agregados como parte do controle tecnológico da mistura.


D

Executar o acabamento da mistura somente após 48 horas da aplicação para evitar retrações.


E

Substituir o ligante betuminoso por cimento Portland para obter maior rigidez.

Em conformidade com os conceitos de sustentabilidade, na execução da pavimentação de uma via, foram utilizados, na camada da sub-base, agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil. Obedecendo ao estabelecido na norma da ABNT que trata da execução de camadas de pavimentação com agregados reciclados de resíduos da construção civil, o profissional responsável pelo controle tecnológico da obra realizou dois tipos de ensaios na camada executada: um imediatamente antes do início das operações de compactação e outro imediatamente após a conclusão das operações de compactação.


Os ensaios realizados por esse profissional foram, respectivamente, o de


A

determinação do teor de umidade na pista, por método expedito normalizado, e o de determinação da massa específica aparente seca in situ.


B

determinação do teor de umidade na pista, por método expedito normalizado, e o de determinação da porcentagem de grãos lamelares.


C

determinação da porcentagem de grãos lamelares e o de determinação da umidade ótima.


D

determinação da porcentagem de grãos lamelares e ensaio de granulometria.


E

granulometria e o de determinação da umidade ótima.

Em um pavimento flexível, o principal objetivo da camada de base é:


A

Impermeabilizar totalmente o subleito.


B

Proteger as camadas superiores contra variações térmicas extremas.


C

Distribuir os esforços verticais para as camadas inferiores.


D

Servir exclusivamente como camada de desgaste.


E

Substituir a função da capa asfáltica quando necessário.

A execução de revestimentos asfálticos demanda rigor no espalhamento e na compactação para garantir a impermeabilidade e a rugosidade da pista. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A manutenção preventiva, como a selagem de trincas e o tapa-buracos, protege o usuário de intervenções exageradas e desarticuladas que decorrem do abandono da via.

(__) O médico e o técnico em estradas devem realizar atendimentos conjuntos para situações de agressividade grave ou agitação psicomotora em canteiros de pavimentação.

(__) O profissional deve ser facilitador na compreensão de processos de recuperação da trafegabilidade, resgatando a crença da comunidade na potencialidade da rede viária local.

(__) A execução de asfalto sobre áreas úmidas deve ser incentivada por portarias ministeriais, visando acelerar o processo de cura biológica do betume através da transpiração do solo.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, V, F.


B

V, V, V, V.


C

V, F, V, F.


D

V, V, F, V.


E

F, F, F, F.

A base, sobre a qual se constrói o revestimento, é a camada destinada a resistir e a distribuir os esforços oriundos do tráfego.


C

Certo


E

Errado

O alcatrão é um tipo de material betuminoso produzido de forma pirogênica, a partir da hulha, madeira, turfa ou outros elementos.


Uma desvantagem importante do alcatrão em relação ao asfalto reside no fato de que o alcatrão apresenta menor


A

peso específico.


B

resistência às intempéries.


C

adesividade aos agregados.


D

sensibilidade à temperatura.


E

facilidade de espalhamento.

O Decreto nº 32/2019 regulamenta o Código de Obras e Posturas de Agudo, estabelecendo normas construtivas para as calçadas e passeios públicos do Município. Sobre técnicas construtivas e materiais, assinale a alternativa correta.


A

Os materiais empregados na construção, reconstrução ou reparo dos passeios, especialmente do pavimento, deverão possuir resistência à carga de pessoas circulando, bicicletas, assim como a faixa de acesso a garagens e estacionamento e no rebaixo de meio-fio.


B

A execução dos pavimentos das calçadas deverá respeitar a recomendação específica da legislação municipal de Agudo, uma vez que são considerados materiais regionais, não previstos nas normas técnicas da ABNT, assim como os sistemas construtivos, inclusive os seus instrumentos de controle de qualidade e garantia.


C

Os pavimentos dos passeios deverão estar em harmonia com seu entorno, não apresentar desníveis, ser construídos, reconstruídos ou reparados com materiais e padrões apropriados ao tráfego de pessoas e constituir uma rota acessível aos pedestres que neles caminhem, com superfície regular, firme, antiderrapante e sem obstáculos.


D

Consideram-se reprovados, para o pavimento dos passeios, os materiais: pedras basalto irregular assentadas com junta e placas cimentícias lisas.


E

A escolha do pavimento dos munícipes ou responsáveis é livre, não impondo-se a observação aos pavimentos das calçadas adjacentes, permitindo a personalização e exclusividade da calçada.

De acordo com o Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT – IPR-714 (2005), a sub-base em pavimentos rígidos tem como principal função:


A

Resistir diretamente às tensões de tração na flexão da placa de concreto.


B

Substituir estruturalmente o subleito natural.


C

Proporcionar apoio uniforme à placa, reduzir o bombeamento e auxiliar na drenagem.


D

Absorver integralmente as tensões aplicadas pelo tráfego.


E

Eliminar a necessidade de juntas no pavimento.

Os agregados e ligantes asfálticos, quando combinados, formam as misturas asfálticas utilizadas nas diversas camadas de um pavimento. Para garantir o desempenho estrutural e a durabilidade da via sob a ação do tráfego e do clima, parâmetros volumétricos e características de adesividade devem ser rigorosamente observados. No que se refere às propriedades dos agregados e das misturas asfálticas, analise as assertivas a seguir:


I. O Volume de Vazios (VV) de uma mistura asfáltica compactada representa a porcentagem de vazios entre as partículas de agregado que não foram preenchidos pelo ligante asfáltico. Valores muito baixos de VV podem resultar em exsudação do asfalto sob tráfego pesado.

II. A adesividade é a propriedade que o agregado possui de se deixar molhar pelo ligante asfáltico e de reter essa película sob a ação da água. Agregados de caráter ácido (como o granito e o quartzo) geralmente apresentam excelente adesividade natural ao ligante asfáltico, dispensando o uso de dopados (aditivos melhoradores de adesividade).

III. O Volume do Vazio entre os Agregados Minerais (VMA) corresponde ao espaço intergranular ocupado pelo ar (vazios) e pelo volume efetivo de ligante asfáltico na mistura compactada. É um parâmetro crítico, pois um VMA insuficiente impede a colocação da quantidade ideal de asfalto necessária para garantir a durabilidade da mistura.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

No contexto de pavimentação asfáltica, o ensaio utilizado para determinar a resistência à deformação plástica e a estabilidade de misturas betuminosas é o:


A

Ensaio Los Angeles.


B

Ensaio Marshall.


C

Ensaio de Abatimento (Slump Test).


D

Ensaio de Compactação Proctor.

Sobre a estrutura dos pavimentos flexíveis, assinale a alternativa CORRETA.


A

O subleito é a camada de fundação do pavimento e recebe as tensões resultantes das cargas de tráfego após sua distribuição pelas camadas superiores.


B

A sub-base é obrigatoriamente executada com concreto de cimento Portland.


C

O subleito é a camada superficial asfáltica do pavimento.


D

A base não contribui para a distribuição de tensões do pavimento.


E

O revestimento tem função exclusivamente estética.

Considerando a avaliação das propriedades dos solos, dos agregados e dos materiais betuminosos em projeto rodoviário, assinale a opção que correlaciona corretamente o tipo de material ao respectivo ensaio técnico a ser realizado.


A

solo: ensaio módulo de resiliência; material betuminoso: ensaio uniaxial de carga repetida


B

agregado: ensaio dano por umidade induzida; solo: ensaio compactação


C

mistura asfáltica: índice de forma; solo: abrasão Los Angeles


D

solo: ensaio de umidade; agregado: ensaio Marshall


E

mistura asfáltica: ensaio equivalente de areia; agregado: ensaio penetração

Ao realizar uma inspeção visual nas condições de uma via com pavimento flexível, um estagiário encontrou, no trecho 1, uma trinca de direção ortogonal ao eixo da via com 0,80 m de comprimento e, no trecho 2, um conjunto de trincas interligadas sem direções preferenciais.


Na montagem do relatório, o engenheiro alertou esse estagiário de que ele deveria identificar esses defeitos, respectivamente, como trinca


A

transversal curta e trincas interligadas tipo bloco


B

transversal longa e trincas interligadas tipo bloco


C

transversal curta e trincas interligadas tipo couro de jacaré


D

longitudinal curta e trincas interligadas tipo couro de jacaré


E

longitudinal longa e trincas interligadas tipo couro de jacaré

O planejamento e controle de obras de uma obra de pavimentação estão apresentados abaixo de forma resumida.



De acordo com o planejamento apresentado acima, o primeiro trimestre representa aproximadamente quanto dos custos totais da obra percentualmente?


A

7%


B

23%


C

20%


D

25%


E

50%

Assinale a alternativa correta acerca da pavimentação do tipo calçamento:


A

o calçamento é dito de pedra tosca, quando os blocos de pedra têm dimensões limitadas, mas são de formas irregulares;


B

o calçamento é dito de paralelepípedo, quando utilizados blocos de concreto pré-moldados e possuem formato de paralelepípedo retângulo;


C

o colchão onde os blocos de pedras serão apoiados, poderá ser constituído de pó de pedra ou areia fina;


D

o calçamento de pedra tosca é rejuntado com areia misturada com cimento;


E

a medição do calçamento será feita através do volume executado, em metros cúbicos, obedecendo a seção tipo do projeto.

Pavimentos asfálticos devem ser avaliados regularmente para verificação de seu desempenho funcional e estrutural, identificando-se as falhas ou defeitos, para que possam ser realizadas intervenções, quando necessário. Em relação aos defeitos que podem ocorrer em pavimentos flexíveis e semi-rígidos, listados na norma DNIT 005/2003, considere as seguintes afirmativas:


I. Fenda é a cavidade que se forma no revestimento por diversas causas (inclusive por falta de aderência entre camadas superpostas, causando o desplacamento das camadas), podendo alcançar as camadas inferiores do pavimento, provocando a desagregação dessas camadas.

II. Afundamento é conceituado como deformação permanente, caracterizada por depressão da superfície do pavimento, acompanhada, ou não, de solevamento, podendo apresentar-se sob a forma de afundamento plástico ou de consolidação.

III. Escorregamento é caracterizado pelo excesso de ligante betuminoso na superfície do pavimento, causado pela migração do ligante através do revestimento.

IV. As fissuras são fendas incipientes que ainda não causam problemas funcionais ao revestimento, não sendo, assim, consideradas quanto à gravidade nos métodos atuais de avaliação das condições de superfície.


É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)


A

II e IV, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

I e IV, apenas.


D

I, II e IV, apenas.


E

IV, apenas.

A utilização de agregados graúdos com elevado índice de forma, caracterizados por partículas lamelares ou alongadas, contribui para o aumento do intertravamento mecânico da mistura asfáltica, elevando sua resistência à deformação permanente.


C

Certo


E

Errado

Durante a execução de pavimentação asfáltica, o controle da temperatura da mistura e da compactação é importante porque:


A

A mistura só endurece quando esfria completamente.


B

O excesso de calor aumenta a durabilidade do pavimento.


C

A temperatura influencia diretamente na trabalhabilidade e na aderência do ligante asfáltico.


D

O pavimento deve ser resfriado rapidamente para obter mais resistência.


E

A temperatura não interfere no processo.

A pavimentação é o processo de revestir o solo com materiais como asfalto, concreto ou pedras, criando uma superfície firme, durável e segura para o tráfego de veículos e pedestres. Dentre as propriedades físicas e mecânicas de maior interesse para a execução da pavimentação, destacam-se as seguintes: permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade e expansibilidade, e resistência ao cisalhamento, sendo a Contratilidade e Expansibilidade:


A

Propriedades características da fração argila e, por isso, mais sensíveis nos solos argilosos, sendo a propriedade dos solos de terem seu volume reduzido por diminuição de umidade e a propriedade de terem seu volume ampliado por aumento de umidade.


B

Propriedades que os solos apresentam de recuperar a forma primitiva cessando o esforço deformante; não sendo os solos perfeitamente elásticos, tal recuperação é parcial.


C

Propriedades que os solos apresentam de se deformar, com diminuição de volume, sob a ação de uma força, e se manifestar, quer na compactação dos solos não saturados, quer no adensamento ou consolidação dos solos saturados.


D

Propriedades que os solos apresentam de poder absorver água por ação da tensão superficial, inclusive opondo-se à força da gravidade onde a altura que a água pode atingir em um solo é função inversa do tamanho individual dos vazios e, portanto, do tamanho das partículas do solo.

Relacione o tipo de serviço com o ligante betuminoso normalmente utilizado:


1 - Imprimação

2 - Pintura de Ligação

3 - Pré-misturado a Quente


( ) CAP-50/60 ou CAP-30/45.

( ) CM-30 ou CM-70.

( ) RR-1C ou RR-2C.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

1 – 2 – 3.


B

2 – 3 – 1.


C

3 – 2 – 1.


D

1 – 3 – 2.


E

3 – 1 – 2.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado