Questões de Concurso sobre Tratamento de Água

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.577 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A água, antes de chegar ao consumidor final, passa por uma série de etapas que irão deixá-la apta para consumo. De forma simplificada as principais etapas de tratamento são: captação, coagulação, decantação, filtração, desinfecção e distribuição. Sobre o tema, assinale a alternativa que corresponde ao processo de decantação.


A

Partículas pesadas se depositam no fundo do tanque.


B

Partículas sólidas em suspensão são removidas nesta etapa.


C

A água bruta recebe sulfato de alumínio.


D

É utilizado agente desinfetante.

Para viabilizar a construção de um complexo de prédios públicos em uma localidade afastada, observou-se a necessidade de construir uma ETA (Estação de Tratamento de Água), que, como contrapartida, também irá atender a toda a região.


Para se realizar o tratamento convencional, com o intuito de passar a água bruta para água tratada na ETA, as seguintes fases do tratamento já foram selecionadas:


I. filtração;

II. decantação;

III. desinfecção;

IV. coagulação/floculação.


A ordem correta para a realização dessas etapas de tratamento é:


A

IV, II, I, III;


B

II, I, III, IV;


C

I, II, III, IV;


D

III, IV, II, I;


E

IV, III, I, II.

São etapas do processo de tratamento da água, em Estações de Tratamento, EXCETO:


A

Coagulação.


B

Floculação.


C

Fermentação.


D

Decantação.

Em uma Estação de Tratamento de Água, a água bruta passa por alguns processos para sua purificação. Assinale das alternativas abaixo a que melhor representa quais são esses processos:


A

1. Gradeamento e desarenação / 2. Coagulação e decantação /3. Filtração e desinfecção


B

1. Centrifugação / 2. Coagulação e decantação / 3. Filtração e desinfecção


C

1. Gradeamento e desarenação / 2. Evaporação / 3. Filtração e desinfecção


D

1. Gradeamento e desarenação / 2. Coagulação e decantação /3. Cristalização

Em ETAs, a cal utilizada poderá ser fornecida tanto ensacada quanto à granel. Já a dosagem da cal pode ser tanto por via úmida quanto seca. Sobre a dosagem da cal por via úmida, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O preparo da suspensão poderá ser feito diretamente nos tanques de armazenamento.


B

O teor máximo de suspensão do leite de cal é de 10%.


C

As canalizações de leite de cal devem ser dimensionadas para funcionar com velocidade de no mínimo 1,0 m/s.


D

Os saturadores de cal devem apresentar dimensões que permitam à solução saturada de cal permanecer sempre com teor de aproximadamente de 250 mg/L.

A coagulação é um processo químico que envolve a desestabilização das cargas superficiais das partículas coloidais e em suspensão presentes na água. É uma etapa importante no processo do tratamento, visto que remove patógenos importantes. Sobre o uso desses agentes químicos, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os coagulantes mais utilizados no Brasil são os sais de alumínio e de ferro.

( ) Quando se opera o processo de coagulação no mecanismo de adsorção-neutralização, o uso do coagulante é de 5,0 mg Al₂(SO₄)3.14H20/L.

( ) Quando se opera o processo de coagulação no mecanismo de varredura o uso do coagulante é de 10,0 mg Al₂(SO₄)3.14H20/L.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – F.


B

V – F – V.


C

F – F – F.


D

V – V – V.

Considere que foi realizado o monitoramento de dois mananciais superficiais, e os dados estão apresentados na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos dados da tabela, analise as afirmativas a seguir.


I. O manancial A e B são de água doce.

II. As águas doces de classe 3 devem possuir turbidez de, no máximo, 75 UNT, portanto, o manancial B atende a esse limite.

III. O pH dos mananciais A e B está dentro dos limites estabelecidos para mananciais das classes 1 e 3.

IV. O manancial B apresenta concentração de clorofila‑a acima do limite permitido para mananciais de classe 2.


Estão corretas as afirmativas


A

I e III, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II, III e IV.

Recentemente, e pela primeira vez em 13 anos, a Prefeitura de Porto Alegre passou a utilizar carvão ativado no tratamento de água potável. Conforme a Prefeitura, o carvão ativado era utilizado em todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) da capital até 2012, quando a técnica foi substituída pela aplicação de dióxido de cloro, que age diferente. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) explica que, para ser usado no tratamento da água, o carvão ativado é despejado em um tanque de água, onde acontece um processo de agitação para manter o carvão ativado em suspensão. Essa mistura então é colocada de forma gradual junto à água pura. Depois, o volume segue em direção às ETAs para a sequência do tratamento, dentro dos padrões habituais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo da utilização de carvão ativado no tratamento de água.


A

Remover o excesso de cálcio e magnésio na água, reduzindo sua dureza e melhorando a qualidade para consumo.


B

Diminuir a concentração de bactérias Escherichia coli.


C

Minimizar o cheiro e o gosto ruins na água.


D

Remover a turbidez da água e melhorar a sua aparência visual, através da filtração de partículas sólidas suspensas.


E

Reduzir a concentração de oxigênio na água, facilitando a decomposição de matéria orgânica.

É uma etapa do tratamento de efluentes gerados em estações de tratamento de água, que tem como objetivo remover nutrientes específicos, metais pesados e compostos orgânicos persistentes para atender a legislação e as normas brasileiras. Trata-se da etapa


A

primária.


B

secundária.


C

preliminar.


D

terciária.


E

de Lodo.

Uma estação de tratamento de água (ETA) é definida por um conjunto de unidades destinado a adequar as características da água aos padrões de potabilidade. Acerca da vazão nessas unidades, é correto afirmar que


I a vazão máxima relacionada com o dimensionamento hidráulico da instalação, independentemente das condições sanitárias, é definida como capacidade máxima da ETA.

II a relação entre o volume útil, referido a determinada unidade da ETA, e sua vazão é conhecida como período de detenção.

III a relação entre a vazão, referida a determinada unidade da ETA, e a área de superfície útil é denominada taxa de aplicação superficial.


Assinale a opção correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas os itens I e II estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

Com relação à escolha da radiação ultravioleta (UV) como método de desinfecção no tratamento de água potável, é correto afirmar que é um fator determinante


A

ser indicada para regiões com alta densidade populacional na área de distribuição da água devido ao seu baixo custo operacional.


B

induzir proteção residual que previne a recontaminação e a formação de trihalometanos (THMs) na água.


C

ser indicada para regiões com baixa densidade populacional e presença, na água a ser tratada, de produtos químicos halogênicos.


D

ser, dentre os métodos de desinfecção de água, o que apresenta o mais baixo custo de implantação e de operação.


E

ser utilizada para água com baixa turbidez e ausência de partículas em suspensão.

Na prancha do projeto da estação de tratamento de água, a altura do tanque de coagulação corresponde a 10 cm. Considerando que a altura real deve ser 2,5 m, qual é a escala do desenho?


A

1:4


B

1:40


C

1:25


D

1:2,5


E

1:50

Quais produtos químicos podem ser utilizados para a desinfecção da água durante o tratamento para consumo humano?


A

Cloreto de sódio e bicarbonato de sódio.


B

Cal hidratada e dióxido de carbono.


C

Nitrato de prata e ácido acético.


D

Hipoclorito de sódio e dióxido de cloro.

No tratamento de água, o ácido fluossilícico (𝐇𝟐𝐒𝐢𝐅𝟔) é utilizado em um processo específico. Qual é a principal função desse produto no tratamento de água?


A

Ajustar o pH da água.


B

Fluoretação da água.


C

Atuar como floculante.


D

Agir como coagulante.


E

Servir como desinfetante.

No sistema de tratamento de água, a etapa realizada com baixo gradiente de velocidade visando promover o contato entre as partículas desestabilizadas, promovendo a agregação em forma de flocos maiores e mais pesados, é denominada


A

nanofiltração.


B

adsorção.


C

floculação.


D

coagulação.


E

aeração.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) realizam processos técnico-operacionais fundamentais para garantir a potabilidade da água. Um dos aspectos mais críticos envolve o uso correto de produtos químicos como sulfato de alumínio, cloro e cal, cuja preparação e aplicação exigem conhecimento específico. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir.


I.A solução de sulfato de alumínio deve ser preparada com água limpa, e sua dosagem ajustada conforme a turbidez da água bruta, pois sua função é promover a coagulação e floculação das partículas em suspensão.

II.O cloro, além de ser utilizado na desinfecção, deve ser adicionado também na etapa de coagulação para acelerar a formação de flocos e reduzir a demanda química de oxigênio.

III.A cal hidratada, ao ser utilizada no tratamento da água, tem como principal função reduzir a turbidez durante a etapa de filtração, sendo opcional sua manipulação com EPI, pois não apresenta riscos significativos.

Está correto o que se afirma em:


A

I apenas.


B

I, II e III.


C

II apenas.


D

I e III apenas.

Acerca do ensaio de coagulação, procedimento de rotina realizado em estações de tratamento de água para determinar a dosagem dos produtos químicos utilizados, julgue os próximos itens.


I Teoricamente, cada mg/L de sulfato de alumínio requer 0,50 mg/L de alcalinidade natural ou 0,50 mg/L de cal como Ca(OH)2.

II Para dosagens de sulfato de alumínio de 10 – 15 – 20 – 25 – 30 e 35 mg/L de uma solução a 1%, são necessários os seguintes volumes: 1,0 mL, 1,5 mL, 2,0 mL, 2,5 mL, 3,0 mL e 3,5 mL, respectivamente.

III Para dosagens de cal 10 – 15 – 20 – 25 – 30 e 35 mg/L de uma solução a 0,5% são necessários os seguintes volumes: 0,5 mL, 0,75 mL, 1,0 mL, 1,25 mL, 1,5 mL e 2,0 mL, respectivamente.


Assinale a opção correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas os itens I e III estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no contexto dos processos de tratamento de água, o método que utiliza etapas sequenciais de coagulação, floculação, sedimentação e filtração, promovendo a remoção eficiente de sólidos, contaminantes e micro-organismos presentes na água bruta, garantindo sua potabilidade.


A

Filtração Direta Ascendente.


B

Dupla Filtração.


C

Tratamento Convencional.


D

Filtração Lenta.


E

Filtração Direta Descendente.

O tratamento de água para consumo humano em um sistema público de abastecimento pode ser realizado por meio de diversos processos e tecnologias. Nesse contexto, assinale a opção correta acerca do emprego do filtro russo em sistemas de tratamento de água.


A

O filtro russo é uma das tecnologias diretamente relacionadas à filtração direta descendente (FDD).


B

No sistema de tratamento de filtro russo, o processo de tratamento dispensa a adição de coagulante, uma vez que a filtração garante a eliminação de unidades de tratamento como floculadores e decantadores.


C

No sistema de tratamento de filtro russo, a filtração descendente ocorre no sentido do grão maior para o menor, ocasionando aumento na perda de carga devido ao acúmulo substancial de impurezas na porção do meio filtrante de maior granulometria.


D

O filtro russo é uma das tecnologias diretamente relacionadas à filtração lenta (FL), e nele a filtração ocorre tanto no sentido ascendente quanto no sentido descendente, demandando uma baixa frequência de manutenção e limpeza dos filtros.


E

O filtro russo é uma das tecnologias diretamente relacionadas à filtração direta ascendente (FDA), e nele a filtração ascendente ocorre no sentido do grão maior para o menor, ocasionando uma redução na perda de carga devido à remoção substancial de impurezas na porção do meio filtrante de maior granulometria.

Sobre os processos de tratamento de água e efluentes, analise as assertivas a seguir:


I. A desinfecção com cloro é um método amplamente utilizado para eliminar microrganismos patogênicos na água potável.

II. Na desinfecção com cloro, ele pode reagir com substâncias orgânicas presentes na água para formar subprodutos potencialmente nocivos, como trihalometanos.

III. Os lodos ativados são processos aeróbios muito utilizados no tratamento de águas residuárias devido à sua eficiência.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado