

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

A concepção das Estações de Tratamento de Água (ETA) foi criada objetivando remover os riscos presentes nas águas das fontes de abastecimento, por meio de uma combinação de processos e de operações de tratamento. Dadas as afirmativas seguintes quanto às tecnologias de tratamento de água para abastecimento humano,
I. A utilização da dupla filtração permite a remoção de turbidez, cor, organismos fitoplanctônicos, substâncias húmicas e agroquímicos.
II. Decantador convencional de escoamento horizontal, decantador convencional de escoamento vertical ascendente, decantador de alta taxa e decantador lento são exemplos de unidades de decantação.
III. As tecnologias de tratamento de água são divididas em: tecnologia de ciclo completo, filtração direta descendente, filtração direta ascendente, dupla filtração, floto-filtração e filtração em múltiplas etapas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Na gestão de recursos hídricos, o gestor, uma vez definido o enquadramento para um corpo de água, estabelece o padrão de lançamento de efluentes. Assim, uma estação de tratamento é projetada para atender a um determinado nível de tratamento.
Indique o nível do processo de tratamento que se destina principalmente à remoção dos remanescentes de nutrientes, patogênicos, compostos não biodegradáveis, metais pesados e sólidos inorgânicos dissolvidos não removidos em etapas anteriores.
Quaternário.
Terciário.
Secundário.
Primário.
Preliminar.
Gera-se maior quantidade de lodo no tratamento primário de efluentes, quimicamente assistido, que no tratamento primário convencional, em virtude da adição de reagentes químicos que promovem a coagulação química e a floculação e que aceleram a sedimentação.
Num universo de 200 amostras de efluente tratado, 120 amostras foram reprovadas por estarem com turbidez acima de 8 UNT, 100 amostras foram reprovadas por apresentarem pH acima de 9, e 60 foram reprovadas devido tanto à turbidez, quanto ao pH. Considerando-se que nenhum outro parâmetro analítico reprovou as amostras, o cálculo do número de amostras aprovadas resulta em
100.
80.
60.
40.
20.
Em processos de tratamento de águas residuárias, o tratamento secundário, no qual predominam mecanismos biológicos, tem como objetivo principal a remoção da matéria orgânica e eventualmente de nutrientes como nitrogênio e fósforo.
Um rio, antes do lançamento de uma termelétrica, possuía uma vazão de 600 m3/

Considerando válida a hipótese de mistura completa, a temperatura de lançamento da água de resfriamento da termelétrica, é de
27 ºC
75 ºC
80 ºC
97 ºC
125 ºC
Existem várias técnicas para o tratamento do efluente de tanque séptico.
Assinale a alternativa em que o efluente tratado deve ser disposto em algum corpo receptor e, cujo processo, é baseado na retenção de esgoto em um tanque reator, em que se processa a depuração e a formação de flocos de micro-organismos basicamente aeróbicos.
As lagoas aeradas facultativas removem o material orgânico do esgoto graças à ação de microrganismos aeróbios e anaeróbios, principalmente bactérias. Nessas lagoas, o oxigênio dissolvido utilizado pelas bactérias aeróbias é fornecido, principalmente,
pelas algas.
por aeradores mecânicos.
pelo vento.
por macrófitas aquáticas.
A recomendação de uso de técnicas e equipamentos de controle de poluição em plantas industriais varia de acordo com a atividade industrial, os insumos empregados e o custo, entre outros fatores. Com o objetivo de minimizar a carga poluente das emissões, uma recomendação adequada é o uso de
precipitador eletrostático para redução de cromo hexavalente de resíduos de banho de galvanização.
floculador para emissões de hidrocarbonetos aromáticos.
filtro-prensa para compactação de lodo de estação de tratamento de efluente de indústria de laticínios.
sistema de osmose reversa para redução da carga microbiana de efluentes de suinocultura.
incinerador para emissões de águas residuárias de baixa carga orgânica de indústria de bebidas.
Uma indústria, com o equivalente populacional de 50.000 habitantes e vazão de 25.000 m3/
Dica: considere válida a hipótese de mistura completa.
12 mg/L.
14 mg/L.
18 mg/L.
24 mg/L.
28 mg/L.
A relação DQO/DBO5 se refere principalmente ao tipo de rota de tratamento de efluentes.
Sobre essa relação, é CORRETO afirmar que,
quando a relação DQO/DBO5 é baixa (< cerca de 2,5), a fração biodegradável é considerada baixa.
quando a relação DQO/DBO5 é baixa (< cerca de 2,5), é possível a indicação de tratamento biológico.
quando a relação DQO/DBO5 é intermediária (entre cerca de 2,5 a 3,5), a fração biodegradável é elevada.
quando a relação DQO/DBO5 é alta (> cerca de 3,5 a 4,0), é indicado o tratamento biológico.
A instalação de um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) de 20 m3 resulta em um tempo de detenção hidráulica de 4 horas.
No processo de tratamento de efluentes a fase na qual separa líquidos dos sólidos através de nuvens de micro bolhas de ar que conduzem as impurezas em suspensão para a superfície é conhecida como:
floculação.
gradamento.
aeração.
flotação.