

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considere o gráfico a seguir que apresenta a capacidade de infiltração (CI) de determinado solo em função do tempo (t), sendo a taxa de aplicação de água aplicada (TA) constante, a velocidade de infiltração (VI) e a velocidade de infiltração básica do solo (VIB).
Com base nos dados pode-se afirmar que:
as áreas A1 e A2 representam, respectivamente, a parcela de água precipitada e a parcela de água infiltrada.
até o ponto ti a infiltração é controlada pela taxa de aplicação (TA) e a velocidade de infiltração é maior que TA, ou seja, O < t < ti e VI > TA.
o escoamento superficial se dá somente a partir de tp, devido à compensação pela baixa CI do solo no início do processo, de forma que, por algum tempo, mesmo a TA sendo superior à CI, haverá um processo de empoçamento inicial, para posterior escoamento a partir de tp.
a partir de ti, a velocidade de infiltração é igual à capacidade de infiltração, ou seja, t > ti e VI = CI.