Imagem de fundo

Os sistemas de esgotos urbanos podem ser de três tipos:...

Os sistemas de esgotos urbanos podem ser de três tipos: sistema unitário, sistema separador parcial e sistema separador absoluto. No sistema unitário, as águas residuárias, as águas de infiltração e as águas pluviais veiculam por um único sistema; no sistema separador absoluto, as águas residuárias e as águas de infiltração veiculam em sistema separado das águas pluviais e no sistema separador parcial, as águas pluviais provenientes de telhados e pátios são encaminhadas juntamente com as águas residuárias e águas de infiltração para um único sistema de coleta e transporte de esgotos. No Brasil, é adotado o sistema separador absoluto, segundo a NBR nº. 9648/1986 da ABNT. Assinale a alternativa que NÃO corresponde uma das vantagens do sistema separador absoluto:


A

As canalizações do sistema separador absoluto são de custos menores pelo fato de empregar tubos de menores diâmetros e de fabricação industrial (manilhas cerâmicas e outros materiais, como o PVC, etc) facilitando sua execução.


B

Reduz consideravelmente o custo do afastamento das águas pluviais, pelo fato de permitir o seu lançamento no curso de água mais próximo, sem a necessidade de tratamento.


C

Não prejudica a depuração dos esgotos sanitários.


D

Reduz a extensão das canalizações de grande diâmetro em uma cidade, pelo fato de não exigir a construção de galerias em todas as ruas.


E

Não oferece flexibilidade para a execução por etapas, de acordo com prioridades.