Questões de Concurso #882185
1
Q882185
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Sistema de Informações Geográficas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Escola de Administração Fazendária - ESAF
Prova: ESAF - FUNAI - Fundação Nacional do Índio - Engenheiro - Área: Agrimensor
Sobre Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e ferramentas de geoprocessamento, assinale a opção correta.
A
Um Sistema de Informações Geográficas (SIG) procura, também, representar fenômenos geográficos e esquematizar relações entre eles. Padrões de interrelacionamento podem assumir correlações espaciais, temáticas, temporais e topológicas. O Cadastro Ambiental Rural (MMA) e o Sistema de Gestão Fundiária (INCRA) são exemplos de Sistemas de Informações Geográficas.
B
SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de computador de propósito especial e é reconhecida por organizações internacionais de padrões, como a ISO (International Organization for Standardization) e a ANSI (American National Standards Institute), destinando-se somente para manipular dados em bancos de dados relacionais, sendo que, para criação e modificação de tabelas é necessário utilizar a DDL (Data Definition Language).
C
Em se tratando de Sistemas de Informações Geográficas, os Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais, por possuírem conceitos como integridade referencial e relacionamento entre tabelas, permitem o armazenamento de tipos de dados mais complexos que os bancos de dados orientados a objetos.
D
Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) têm origem no início dos anos 60, época em que foram criados os primeiros bancos de dados relacionais. O final dos anos 60 foi marcado pelo primeiro grande salto na tecnologia de Banco de Dados, quando um projetista da General Electric criou o Network Data Model, modelo de banco de dados em rede.
E
Fruto da união das tecnologias CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing), criada nos anos setenta, e dos bancos de dados orientados a objetos (OODBM), criados na primeira metade da década de noventa, surgiram no final daquela década os Sistemas de Informações Geográficas, sistemas que permitem o armazenamento e análise de informações gráficas e literais de objetos geográficos.