Imagem de fundo

A tabela a seguir, retirada do Sistema Nacional de Pesquisa...

A tabela a seguir, retirada do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), corresponde ao serviço de telhamento de uma obra com telha cerâmica de encaixe, tipo francesa.


Imagem associada para resolução da questão

A partir dessas informações, assinale a opção correta a respeito da análise orçamentária.

A

Para cada metro quadrado do telhamento a ser executado, além de 17 telhas, deverá ser prevista a divisão de uma telha de tal forma que um pedaço corresponda a 74,9% de uma inteira.


B

A referida tabela permite comparar o custo-horário de um servente com o custo-horário de um telhadista.


C

A quantidade de horas trabalhadas esperadas do telhadista para executar 100 m2 do telhamento é de 8,2 h.


D

O custo do guincho elétrico para produzir 100 m2 do telhamento é expresso por 100 × 0,024 × VP, em que VP indica o valor do custo-horário produtivo por m2.


E

O custo-horário improdutivo do guincho elétrico deve ser pago pelo custo produtivo de outro serviço que adote tal equipamento.