

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma escola tem 21 salas de aula retangulares e iguais, com dimensões em planta de 8 m por 5 m e altura interna de 3 m. O somatório das áreas de aberturas nas paredes (portas e janelas) de todas as 21 salas, é 258 m². Essas salas receberão internamente aplicação manual de pintura com tinta látex acrílica, nos tetos e paredes, com duas demãos, e as superfícies já estão preparadas para receberem a pintura. Dispõe-se de 11 dias úteis, com uma jornada diária de 8 horas, para executar-se esse trabalho. Os seguintes índices de produtividade média, considerada a execução total dessa pintura (2 demãos), devem ser utilizados no planejamento desse serviço:
Profissional | Índices de produtividade (hora/m²) | |
Paredes | Tetos | |
Pintor | 2/10 | 3/10 |
Servente | 1/15 | 1/10 |
O número de pintores e serventes que devem ser mobilizados, respectivamente, para que o serviço seja executado dentro do prazo desejado, abatidos os vãos de portas e janelas e sem nenhuma margem de segurança para imprevistos, deve ser:
6 e 3.
6 e 2.
8 e 2.
8 e 3.
9 e 3.