

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a estabilidade dos aterros, existem três tipos principais de ocorrências em camadas de baixo suporte. A respeito da desestabilização dos aterros faz-se as seguintes afirmações.
I - Recalque por adensamento ocorre se a camada do leito ou subleito for de baixa capacidade de suporte e atingir grande profundidade; o aterro afunda no terreno mole, havendo a expulsão lateral do material de má capacidade e a formação de bulbos laterais.

II - Ruptura por afundamento resulta da pressão proveniente do peso próprio do aterro e das cargas móveis que trafegam sobre as camadas compressíveis e ocasiona uma lenta diminuição do volume de vazios pela expulsão da fase líquida, devido ao aumento da pressão neutra nas camadas de baixo suporte, provocando o adensamento da camada.

III - Ruptura por escorregamento ocorre quando o aterro é constituído sobre uma camada muito mole, apoiada numa outra camada mais resistente; com chuvas há elevação do lençol freático que reduz a resistência de cisalhamento no do maciço.

Das afirmações feitas:
Apenas uma está correta.
Apenas duas estão corretas.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.