Tendo em vista que, para o controle de qualidade do...
Imagem de fundo

Tendo em vista que, para o controle de qualidade do...

Tendo em vista que, para o controle de qualidade do concreto de cobrimento em estruturas de concreto armado e protendido, são necessários alguns cuidados na elaboração do projeto estrutural e na execução da estrutura, para se reduzir a possibilidade de ocorrências de patologias pós-construção, assinale a opção correta.


A

Considerando que os cobrimentos nominais e mínimos estão sempre relacionados à superfície da armadura externa, em geral à face externa do estribo, para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso que receberá revestimentos finais secos dos tipos carpete e madeira, o cobrimento mínimo da armadura pode ser ponderado com base no diâmetro da barra.


B

A relação água/cimento do concreto independe do meio ambiente onde será executada a estrutura de concreto armado.


C

Se considerada apenas a classe de agressividade ambiental, o cobrimento de viga/pilar nem sempre é maior que o cobrimento da laje.


D

A relação água/cimento do concreto armado, em regra, é maior que a do concreto protendido. A exceção ocorre em ambientes de agressividade baixa.


E

A dimensão mínima característica do agregado graúdo utilizado no concreto tem relação com a espessura nominal do cobrimento das armaduras.