

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A norma ABNT NBR 9575:2010 (Impermeabilização – Seleção e projeto) estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e ao projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade dos elementos construtivos que a requeiram. De acordo com essa norma,
a impermeabilização aderida é o conjunto de materiais ou produtos que apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas sujeitas à movimentação do elemento construtivo.
a água de percolação é a água proveniente da condensação de água presente no ambiente sobre a superfície de um elemento construtivo, sob determinadas condições de temperatura e pressão.
a impermeabilização deve ser projetada de modo a possibilitar, sempre que possível, acesso a ela, com o mínimo de intervenção nos revestimentos sobrepostos, de modo a ser evitada, tão logo sejam percebidas falhas do sistema impermeável, a degradação das estruturas e dos componentes construtivos.
o projeto executivo de impermeabilização deve compreender a definição das áreas a serem impermeabilizadas e o equacionamento das interferências existentes entre todos os elementos e componentes construtivos; a definição dos sistemas de impermeabilização; a planilha de levantamento quantitativo; o estudo de desempenho e a estimativa de custos.