Imagem de fundo

A montagem de armaduras para estruturas de concreto armado...

A montagem de armaduras para estruturas de concreto armado exige rigoroso controle no posicionamento das barras, estribos e espaçadores. O pedreiro deve seguir o projeto estrutural para garantir que o aço desempenhe sua função de resistir aos esforços de tração e cisalhamento.


Assim, analise as afirmativas a seguir sobre a montagem e manuseio do aço.


I.O cobrimento da armadura (camada de concreto entre o aço e a face externa da peça) é fundamental para proteger o aço contra a corrosão, devendo ser garantido pelo uso de espaçadores adequados.

II.As barras de aço podem ser aquecidas com maçarico no canteiro de obra para facilitar a dobra em ângulos retos, sem que isso prejudique as propriedades mecânicas do aço CA-50.

III.A emenda de barras por traspasse deve respeitar o comprimento mínimo indicado no projeto, garantindo a transferência de esforços de uma barra para a outra através da aderência com o concreto.

IV.Os estribos em uma viga servem apenas para manter as barras longitudinais no lugar durante a concretagem, não possuindo função estrutural contra esforços de cisalhamento.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

I, II e III.


B

I e III.


C

III e IV.


D

II e IV.