

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos é uma técnica de disposição de tais resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Com relação a esse processo de disposição de resíduos sólidos urbanos, é incorreto afirmar:
Sua aplicação é difundida em quase todo o mundo, por se apresentar como a solução mais econômica quando comparada a outros processos.
Embora em alguns casos a compostagem e a incineração tornem-se viáveis economicamente, tais processos não descartam a existência de aterros sanitários em suas proximidades.
Dependendo da técnica construtiva empregada, a construção do aterro sanitário não contamina as águas superficiais ou subterrâneas.
No processo de escolha de áreas para a implantação de aterros sanitários deve-se atentar para a importância das características do meio físico.
A figura abaixo apresenta um esquema de ventilação acima do ramal de esgotos e saída em nível superior aos aparelhos, indicado pelos números 1, 2, 3, 4 e 5.

Os aparelhos indicados por 1, 2, 3, 4 e 5 são denominados, respectivamente por:
tubo de queda, coluna de ventilação, ramal de ventilação, ramal de descarga e ramal de esgoto.
coluna de ventilação, tubo de queda, ramal de ventilação, ramal de esgoto e ramal de descarga.
coluna de ventilação, ramal de descarga, ramal de esgoto, ramal de ventilação e tubo de queda.
coluna de ventilação, tubo de queda, ramal de ventilação, ramal de descarga e ramal de esgoto.
ramal de ventilação, tubo de queda, coluna de ventilação, ramal de esgoto e ramal de descarga.
Observe o sistema de recalque proposto para a figura abaixo.
-

-
Sabe-se que a água deverá ser elevada para o reservatório A e que os diâmetros de sucção e recalque são, respectivamente, de 60 mm e 50 mm, e a vazão de 4,351 L/s. A perda de carga na sucção é de 1,88 m e no recalque 14,20 m. Dada a fórmula de Fair-Whipple-Hisao, para ferro galvanizado j = 0,002021d4,88Q1,88 , a altura manométrica da bomba deve ser
31,58 m.
15,50 m.
17,96 m.
30,28 m.
Assinale a alternativa que contém informação CORRETA. Para fins de projeto, a NBR 10844/1989, que fixa exigências e critérios para o projeto das instalações de drenagem de águas pluviais, estabelece que o Período de Retorno deve ser fixado em função da área a ser drenada, recomendando-se os seguintes valores:
𝑇 = 1 𝑎𝑛𝑜, para cobertura e/ou terraços.
𝑇 = 2,5 𝑎𝑛𝑜𝑠 para quadras de esporte.
𝑇 = 5 𝑎𝑛𝑜𝑠, para áreas pavimentadas, onde empoçamentos possam ser tolerados.
𝑇 = 10 𝑎𝑛𝑜𝑠, para pátios internos de escolas e hospitais.
𝑇 = 25 𝑎𝑛𝑜𝑠, para coberturas e áreas onde empoçamento ou extravasamento não possa ser tolerado.