Questões de Concurso sobre Mecânica dos Solos

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.905 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

À amostra de um solo que possuía um teor de umidade de 25% adicionou-se água de tal forma que o teor de umidade passou para 30%. O acréscimo de peso da amostra sobre a massa inicial, em porcentagem, é


A

12.


B

8.


C

2.


D

4.


E

5.

Quando os solos superficiais não apresentam capacidade de carga elevada a fundação da edificação deve ser executada com utilização de estaca. Associe a lista superior, referente aos diferentes tipos de estaca, com a correspondente característica indicada na lista inferior.

1. Estaca Strauss.

2. Estaca Franki.

3. Estaca Hélice Contínua.

(_) Estaca que provoca maior vibração do terreno durante a sua execução.

(_) A concretagem da estaca é feita por bombeamento de concreto sob pressão.

(_) Pode ser executada no interior de construções com pé direito reduzido.

(_) Apresenta a maior produtividade de execução (m/dia).

(_) Utiliza durante o processo de escavação um revestimento metálico recuperável de ponta aberta para permitir a escavação do solo.

A sequência, de cima para baixo, que responde de forma correta a questão é dada por:


A
23131

B
21121

C
32212

D
13232

O muro de contenção ilustrado na figura deve garantir a estabilidade de um talude de solo argiloso, puramente coesivo.

Imagem associada para resolução da questão

A distância entre o ponto de aplicação da resultante do empuxo do solo no muro de contenção e sua base (B) será de:


A
H / 3

B
H / 2

C
2 H / 3

D
B / 3

Em uma escavação para uma obra, não foi possível garantir a estabilidade dos taludes. Sendo assim, estruturas de escoramento são necessárias a partir de uma determinada profundidade escavada.

A profundidade mínima exigida para a locação das estruturas de escoramento é de:


A
2,50 m

B
2,20 m

C
1,80 m

D
1,25 m

No ensaio de peneiramento dos solos temos várias peneiras com diferentes malhas e seus respectivos diâmetros. NÃO condiz com o tipo de solo que é retido ou que passa pelas peneiras:


A

A peneira de nº 10 é a de malha de 2,0 mm.


B

Siltes ficam retidos na peneira nº 200 (0,074 mm).


C

As pedras com mais de 25 cm de diâmetro são chamadas de matacão.


D

O material que passa na peneira de malha 4,8 mm é considerado agregado miúdo.

O processo mecânico, por meio do qual se reduz o índice de vazios do solo num tempo relativamente rápido, pela expulsão ou redução do ar dos vazios, é denominado de

A
adensamento.

B
homogeneização.

C
compactação.

D
umidificação.

E
redução.

Imagem associada para resolução da questão


Por meio de prospecção geotécnica e de outros ensaios, determinou-se a estratigrafia de um perfil de solo e seus parâmetros conforme ilustrado na figura acima.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o valor da tensão efetiva vertical atuante a uma profundidade de 13 m, dado que o nível de água esteja a 3 m da superfície.


A

114 kPa


B

137 kPa


C

171 kPa


D

237 kPa


E

337 kPa

Imagem associada para resolução da questão



CLASSIFICAÇÃO GERAL

MATERIAIS GRANULARES

(35% OU MENOS PASSANDO NA PENEIRA Nº. 200)


MATERIAIS SILTO-ARGILOSOS

(MAIS DE 35% PASSANDO NA PENEIRA Nº. 200)

Classificação em Grupos


A - 1

A - 3


A - 2

A - 4


A - 5


A - 6


A - 7

A - 7 - 5

A - 7 - 6

A -1 - a

A -1 - b

A - 2 - 4

A - 2 - 5

A - 2 - 6

A - 2 - 7

Granulometria:

% passando na peneira:

Nº. 10 (2,0 mm.)

Nº. 40 (0,42 mm.)

Nº. 200 (0,074 mm.)

50 máx.

30 máx.

15 máx.

30 máx.

25 máx.

51 min.

10 máx.

35 máx.

35 máx.

35 máx.

35 máx.

36 min.

36 min.

36 min.

36 min.

Característica da fração passando na peneira no. 40:

Limite de Liquidez (%)

Ìndice de Plasticidade (%)

6 máx.

6 máx.

NP

40 máx.

10 máx.

41 min.

10 máx.


40 máx.

11 min.

41 min.

11 min.

40 máx.

10 máx.

41 min.

10 máx.

40 máx.

11 min.

41 min.

11 min.

Índice de Grupo (IG)

0

0

0

0

0

4 máx.

4 máx.

8 máx.

12 máx.

16 máx.

20 máx.

Materiais constituintes

Fragmentos de pedra, pedregulho fino e areia

Areia fina

Pedregulhos ou areia siltosas ou argilosas


Solos siltosos


Solos argilosos


Comportamento como subleito

Excelente a bom

Sofrível a mau

A classificação dos solos torna-se necessária quando o solo é utilizado como material de suporte para as construções. A classificação utilizada pelas normas atuais para o dimensionamento de pavimentos é a HRB (Highway Research Board). Considerando essas informações, a classificação do solo cujos dados se encontram na figura acima será


A

A-1.


B

A-2.


C

A-3.


D

A-4.


E

A-5.

Quanto à origem e à classificação dos solos, há vários conceitos a respeito dos solos residuais, sedimentares e de formação orgânica. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Solos sedimentares (ou autóctones) são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (quando transportados pelo vento), coluvionares (quando transportados pela ação da gravidade) e glaciares (pelas geleiras). As texturas desses solos variam com o tipo de agente transportador e com a distância de transporte.

( ) Solos residuais (ou alotóctones) são os que permanecem no local da rocha de origem, observando-se uma gradual transição do solo até a rocha.

( ) Solos de formação orgânica são os de origem essencialmente orgânica, seja de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal (conchas).

( ) O massapê é um solo residual, não laterítico, de cor escura, muito fértil, apresentando comportamento peculiar do ponto de vista geotécnico.

A sequência está correta em


A
F, V, F, V.

B
F, F, V, V.

C
V, V, F, F.

D
V, F, V, F.

No Brasil o projeto e execução de fundações é normatizado pela ABNT NBR 6122/2010. Sobre as orientações apresentadas nesta norma e os conceitos de mecânica dos solos associados ao projeto de fundações são apresentadas as seguintes proposições:

I. Dentre os métodos de previsão de capacidade de carga de fundações rasas que poderiam ser empregados, visto o que diz a norma NBR 6122/2010 sobre o tema, está o método semi-empírico de Terzaghi.

II. Nega é o termo empregado para se referir ao processo de interação entre as diversas estacas constituintes de uma fundação quando transmitem ao solo as cargas que lhes são aplicadas.

III. Conforme a NBR 6122/2010, os esforços, determinados a partir das ações e suas combinações, conforme prescrito na NBR 8681, devem ser fornecidos pelo projetista da estrutura a quem cabe individualizar qual o conjunto de esforços para verificação dos estados-limite últimos e qual o conjunto para verificação dos estados-limites de serviço.

IV. Estacas imersas em solos muito moles ou que tiverem cota de arrasamento acima do nível do terreno devem, segundo a NBR 6122/2010, ser verificadas quanto a efeitos de segunda ordem.

V. A NBR 6122/2010 recomenda que para qualquer edificação deva ser feita uma campanha de investigação preliminar, constituída no mínimo por sondagem a percussão (com SPT).

São CORRETAS as proposições:


A

II, III e IV.


B

I, III e V.


C

III, IV e V.


D

I, IV e V.


E

I, II e III.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado