Questões de Concurso sobre NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
144 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante o lançamento e a consolidação do concreto em elementos estruturais, são adotados procedimentos executivos destinados a melhorar a qualidade da massa no interior das formas. Um desses procedimentos é o adensamento do concreto, que tem como um de seus objetivos:


A

aumentar o consumo de cimento


B

eliminar bolhas de ar


C

acelerar a pega


D

facilitar a cura

Estaca Franki é uma estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo, seguida da injeção de concreto pela própria haste central do trado.


C

Certo


E

Errado

No planejamento de estruturas provisórias para suporte de formas e concreto fresco, o sistema de escoramento deve ser dimensionado para suportar todas as cargas atuantes e garantir a geometria da peça estrutural até que o concreto atinja resistência suficiente. Considerando as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 15696 sobre formas e escoramentos, analise as afirmativas a seguir:


I.O projeto de escoramento deve prever a não ocorrência de deslocamentos ou deformações que comprometam a qualidade da superfície do concreto ou as tolerâncias dimensionais da estrutura.

II.O descimbramento deve ser executado de forma brusca e rápida para garantir que a estrutura de concreto entre em carga imediatamente, testando sua resistência final instantaneamente.

III.É proibida a utilização de escoramentos remanescentes ou reescoramentos em lajes e vigas, devendo-se sempre retirar todo o suporte de uma vez após a cura inicial.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

III, apenas.


C

I, apenas.


D

I e II, apenas.


E

II e III, apenas.

No âmbito da fiscalização, medição e controle de qualidade de materiais, definidos pelo projeto executivo de uma obra pública, a conformidade dos ensaios tecnológicos é condição obrigatória para a aprovação dos serviços executados pelo gestor do contrato e pela equipe de fiscalização. Com base nas normas da ABNT e nas diretrizes gerais de controle e acompanhamento de obras públicas, assinale a alternativa correta.


A

O Grau de Compactação (GC) obtido em campo nos serviços de terraplenagem é calculado pela razão entre a densidade máxima seca do laboratório e a densidade úmida medida no campo.


B

Os serviços que ficam ocultos após a execução, como as escavações de fundações e armaduras de pilares, dispensam memória de cálculo com croquis detalhados, bastando o registro fotográfico final para a medição.


C

O recebimento e a medição de um lote de concreto estrutural ficam condicionados à aprovação dos resultados dos ensaios de compressão axial nas idades especificadas em projeto por meio de laudo laboratorial, parte integrante da medição de obra.


D

É permitido ao engenheiro fiscal aumentar os quantitativos de itens com preços unitários superiores aos de mercado para compensar perdas de materiais da empreiteira, sem a necessidade de termo aditivo.

Durante a execução de obras, etapas como armação, concretagem, o uso adequado de ferramentas e o correto cálculo de metragem são fundamentais para a qualidade e segurança da construção. Em relação a essas etapas, assinale a alternativa correta:


A

A armação consiste na disposição das armaduras conforme o projeto estrutural, devendo ser posicionadas de modo a garantir cobrimento adequado antes da concretagem.


B

A concretagem pode ser realizada independentemente da verificação da armação, desde que o concreto atenda à resistência especificada em projeto.


C

O uso de ferramentas inadequadas não interfere na qualidade da execução da obra, desde que os materiais estejam em conformidade com as normas técnicas.


D

A metragem de serviços executados tem finalidade meramente administrativa, não influenciando medições, pagamentos ou fiscalização da obra.

No sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco, a racionalização do processo executivo traz ganhos de produtividade, porém impõe condicionantes técnicas rigorosas. Considerando as principais dificuldades associadas à execução e ao desempenho desse sistema, assinale a alternativa correta.


A

A elevada repetitividade do sistema permite reduzir o grau de compatibilização entre os projetos arquitetônico, estrutural e de instalações, uma vez que eventuais ajustes podem ser facilmente absorvidos durante a execução.


B

A necessidade de concretagem em grandes painéis contínuos torna o sistema pouco sensível a falhas de adensamento, já que o concreto autoadensável corrige eventuais imperfeições de execução.


C

A ocorrência de falhas na montagem e no alinhamento das fôrmas pode resultar em desvios geométricos e variações de espessura das paredes, comprometendo o desempenho estrutural e o acabamento final.


D

O sistema permite ampla flexibilidade para alterações de layout durante a obra, pois a redistribuição de esforços ocorre naturalmente após a abertura de novos vãos.

A qualidade e a economia de um serviço de concretagem dependem de vários cuidados que devem ser tomados ao executar uma peça.


Especificamente em relação às formas, um cuidado que se deve ter é


A

garantir que estejam estanques.


B

utilizar sempre formas metálicas, em vez de formas de madeira.


C

garantir que estejam secas quando do lançamento do concreto.


D

evitar que uma forma utilizada em um serviço anterior de concretagem seja reaproveitada.


E

retirá-las imediatamente após a aplicação do concreto, para acelerar seu processo de cura.

Durante a execução de estruturas de concreto, o adensamento do concreto deve ser feito com cuidado, para que o concreto preencha todos os recantos das fôrmas.


No processo de adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar


A

20 cm.


B

30 cm.


C

32 cm.


D

42 cm.


E

50 cm.

Durante a execução da estrutura de concreto armado de uma edificação, o engenheiro responsável acompanha os procedimentos realizados após a concretagem dos elementos estruturais, buscando assegurar que o material desenvolva adequadamente as propriedades previstas no projeto ao longo do tempo.


Nesse contexto, em tecnologia de concreto, o termo “cura” refere-se à (ao)


A

hidratação da mistura de concreto antes de sua aplicação nas formas.


B

secagem acelerada do concreto para obtenção rápida da resistência inicial.


C

determinação do fator água/cimento adequado para a resistência especificada.


D

manutenção das condições adequadas de umidade e temperatura do concreto após o lançamento.


E

controle das condições de endurecimento do concreto durante o período inicial após a concretagem.

Na execução de estruturas de concreto aparente em edifícios públicos, a utilização de desmoldantes deve ser criteriosamente selecionada para evitar manchas ou prejuízos à aderência de futuros revestimentos. Em situações onde o concreto ficará exposto às intempéries, o controle do fator água-cimento é vital para garantir a durabilidade e a baixa permeabilidade da peça. Considerando as boas práticas de execução de concretagem, assinale a alternativa correta.


A

O fator água-cimento deve ser o mais alto possível para facilitar o espalhamento do concreto dentro das fôrmas complexas, independentemente da resistência final projetada para a estrutura.


B

O adensamento deve ser realizado de forma a eliminar o ar aprisionado, garantindo que o concreto preencha todos os espaços da fôrma e envolva completamente a armadura, sem causar a segregação dos agregados.


C

O lançamento do concreto deve ocorrer de alturas superiores a três metros para que o impacto auxilie no adensamento natural das camadas inferiores da estrutura de fundação.


D

Em edifícios públicos, a cura do concreto pode ser dispensada caso a temperatura ambiente esteja acima de 30°C, visto que o calor acelera o endurecimento químico natural do cimento.


E

A vibração do concreto deve ser feita de forma contínua em um único ponto até que a nata suba totalmente, pois isso garante que o material fique homogêneo e sem vazios internos.

A execução da concretagem é uma das etapas mais críticas e irreversíveis do processo construtivo. Uma vez iniciado o lançamento do concreto em uma fôrma, sua interrupção imprevista pode comprometer a monoliticidade da estrutura, criar planos de fraqueza e gerar patologias de difícil correção. O engenheiro responsável pela obra deve conhecer com precisão os critérios técnicos que regem o posicionamento, a preparação e a retomada das juntas de concretagem, bem como os procedimentos corretos para garantir a adequada ligação entre a fase endurecida e o concreto novo a ser lançado. A NBR 14931 estabelece os requisitos normativos que disciplinam essa prática. Sobre os procedimentos corretos na execução de juntas de concretagem, assinale a alternativa correta.


A

A interrupção da concretagem pode ocorrer em qualquer seção da estrutura, desde que a retomada do lançamento aconteça em até 24 horas após a paralisação, dispensando qualquer tratamento superficial adicional.


B

As juntas de concretagem devem ser executadas preferencialmente nas regiões de maior concentração de armadura, pois a presença do aço garante a continuidade estrutural e dispensa o tratamento da interface entre as fases de concreto.


C

As juntas de concretagem devem ser posicionadas nas regiões de menor esforço cortante da peça estrutural, preferencialmente perpendiculares ao eixo dos elementos, e antes da retomada do lançamento a superfície endurecida deve ser tratada com remoção da nata de cimento e umedecimento, sem excesso de água livre.


D

Quando houver necessidade de interrupção do lançamento em lajes, a junta deve ser posicionada obrigatoriamente sobre os apoios (vigas ou pilares), com inclinação de 45° em relação à horizontal, para facilitar a aderência entre as fases.


E

A aplicação de nata de cimento fluida sobre a superfície do concreto endurecido, imediatamente antes da retomada da concretagem, é suficiente para garantir a monoliticidade da junta, dispensando qualquer outro procedimento de tratamento superficial.

Para garantir a qualidade da argamassa ensacada utilizada na obra, é necessário observar cuidados específicos durante o armazenamento. Um procedimento correto é:


A

Empilhar os sacos diretamente no chão para facilitar o manuseio.


B

Armazenar em local aberto e ventilado, mesmo sujeito à umidade.


C

Encostar e pressionar os sacos nas paredes para otimizar espaço.


D

Manter os sacos em ambiente fechado, seco, sobre estrados e afastados das paredes.


E

Utilizar sempre primeiro os sacos mais novos, sem considerar a ordem de chegada.

A ABNT NBR 14931:2023 estabelece os requisitos para a execução de estruturas de concreto. Ela dita as regras práticas de execução, complementando o projeto estrutural para garantir estabilidade, durabilidade e segurança na obra. Essa Norma aplica-se a(à):

I. Estruturas executadas em concreto armado e concreto reforçado com fibras.

II. Fundações superficiais: sapatas, radiers, sapatas associadas e vigas de fundações.

III. Concretos protendidos pós-tensionados aderentes ou pós-tensionados não aderentes (cordoalhas engraxadas).

IV. Execução de fundações profundas e de tirantes ancorados nos terrenos.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, II e III.


E

I, II, III e IV.

Escolha uma ferramenta fundamental para a execução de lajes maciças:


A

Martelo de borracha.


B

Nível de bolha.


C

Pá de pedreiro.


D

Serra manual.


E

Alicate universal.

O controle tecnológico do concreto é essencial para garantir a qualidade das estruturas. Entre os ensaios realizados na obra, destaca-se o abatimento do tronco de cone, conhecido como slump test, que fornece informações importantes sobre o comportamento da mistura fresca. Esse ensaio avalia:


A

A trabalhabilidade e a consistência da mistura.


B

A durabilidade do concreto.


C

A resistência à compressão.


D

O teor de cimento.


E

A absorção de água.

A cura do concreto é etapa crítica para atingir as propriedades projetadas. Assinale a alternativa correta sobre a influência da cura úmida na zona superficial do concreto.


A

A cura é desnecessária em dias quentes e ventosos, pois a secagem rápida do concreto aumenta sua resistência inicial e acelera o cronograma da obra.


B

A falta de cura afeta apenas a estética do concreto (cor), não tendo impacto na resistência mecânica, na fissuração por retração plástica ou na durabilidade da estrutura.


C

A cura química (compostos formadores de película) deve ser aplicada sobre o concreto antes do início da pega, misturada à massa na betoneira, para funcionar como um aditivo interno.


D

A cura úmida (manutenção da saturação) nos primeiros 7 dias é fundamental para garantir a hidratação completa do cimento na camada de cobrimento, reduzindo a porosidade superficial e a permeabilidade, o que protege a armadura contra a carbonatação e o ingresso de cloretos.

Em um canteiro de obras, foi necessário avaliar a trabalhabilidade de um concreto recém-produzido para utilização em elementos estruturais moldados in loco. O controle tecnológico prevê ensaios simples em campo para verificar se o concreto apresenta consistência compatível com o projeto, bem como indícios indiretos de adequada relação água/cimento. A prática adequada para avaliação da consistência e trabalhabilidade em campo é o ensaio de


A

compressão simples logo após a mistura, adotado como indicador direto da resistência final do concreto endurecido.


B

abatimento do tronco de cone, para estimar consistência e indicar a trabalhabilidade do concreto fresco.


C

absorção por imersão, aplicado para determinar a quantidade de água incorporada à mistura durante o preparo.


D

módulo de elasticidade estático, executado no concreto ainda fresco para avaliar sua deformabilidade inicial.

Considerando as composições analíticas de serviços apresentadas abaixo, a quantidade necessária de tábuas para fabricação, montagem e desmontagem de fôrmas para dois pilares com seção 20 cm x 20 cm e comprimento de 3,00 m cada um será:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, 2020.


A

15,67 m.


B

15,99 m.


C

31,97 m.


D

31,34 m.

Durante a execução de estruturas de concreto armado, a cura do concreto tem como principal objetivo:


A

aumentar a trabalhabilidade do concreto fresco


B

facilitar a desforma imediata dos elementos estruturais


C

evitar a segregação dos agregados graúdos do concreto


D

garantir o desenvolvimento adequado da resistência mecânica


E

reduzir o consumo de cimento, evitando o desperdício de material utilizado

 
 
Gerar simulado