A fim de que seja alcançada a vida útil de projeto (VUP) para a estrutura e seus elementos, devem ser previstas e realizadas manutenções preventivas sistemáticas e, sempre que necessária, manutenção com caráter corretivo.
Com relação à manutenção do sistema estrutural da edificação, é incorreto afirmar:
As manutenções com caráter corretivo devem ser realizadas assim que o problema se manifestar, impedindo que pequenas falhas progridam, às vezes rapidamente, para extensas patologias.
Sistemas e elementos construtivos, obtidos a partir de projetos, sistemas executivos e tecnologia de alta qualidade, prescindem de manutenções preditivas, preventivas e corretivas durante a VUP estimada.
Estudos apontaram que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes, em edificações com mais de 10 anos, são relacionadas à deficiência com a manutenção, à perda precoce de desempenho e à deterioração acentuada.
Habitualmente proprietários de imóveis, usuários e gestores prediais negligenciam, ou mesmo ignoram, atividades preventivas, corretivas, reformas e outras que, por definição, deveriam alavancar um melhor desempenho nos sistemas e elementos construtivos.