Imagem de fundo

Estabeleça a correta correspondência com os tipos de solos...

Estabeleça a correta correspondência com os tipos de solos da coluna I e os conceitos da coluna II.


Coluna I

1. Solo residual

2. Saprolito ou solo saprolítico

3. Rocha alterada

4. Solos transportados


Coluna II

( ) Solos que foram levados ao seu atual local por algum agente de transporte. As características dos solos são função do agente transportador.

( ) Horizonte em que a alteração progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor consistência, deixando intactos grandes blocos da rocha original.

( ) Solo de decomposição das rochas que se encontram no próprio local em que se formaram. Para que eles ocorram, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior que a velocidade de remoção por agentes externos.

( ) Solo que mantém a estrutura original da rochamãe, inclusive veios intrusivos, fissuras e xistosidade, mas perdeu a consistência da rocha. Visualmente pode confundir-se com uma rocha alterada, mas apresenta pequena resistência ao manuseio.


A sequência correta é:


A

3, 4, 1, 2.


B

4, 1, 2, 3.


C

1, 2, 4, 3.


D

4, 3, 2, 1.


E

4, 3, 1, 2.