

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quais as principais fontes de oxigênio dissolvido em viveiros de cultivo de peixes e camarões?
Oxigênio produzido pela produtividade primária.
Oxigênio gerado pela fotossíntese, difusão, troca de água e aeração mecânica.
Oxigênio envolvido nos processos de fotossíntese, mineralização e respiração.
Oxigênio advindo da troca de água, da ação dos ventos sobre a água, sedimento e das bactérias aeróbicas.
Oxigênio gerado pela aplicação de peróxido de hidrogênio, fontes de carbono e fertilizantes nitrogenados e fosfatados.
Quais as enfermidades causadas por agentes virais listadas pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) no Código Sanitário para os Organismos Aquáticos de 2015 que afetam a produção de camarões marinhos cultivados?
Enfermidade da Mancha Branca, infecção com o vírus da Cabeça Amarela, Mionecrose Infecciosa, Síndrome de Taura, infecção Viral na Hipoderme e Necrose do Tecido Hematopoético.
Enfermidade da Mancha Branca, infecção com o vírus da Cabeça Amarela, Mionecrose Infecciosa, Síndrome de Taura, enfermidade da Cauda Branca, infecção Viral na Hipoderme e Necrose do Tecido Hematopoético.
Enfermidade da Mancha Branca, infecção com o vírus da Cabeça Amarela, Mionecrose Infecciosa, Hepatopancreatite Necrotizante, infecção Viral na Hipoderme e Necrose do Tecido Hematopoético, praga do lagostim.
Enfermidade da Mancha Branca, infecção com o vírus da Cabeça Amarela, Mionecrose Infecciosa, Síndrome de Taura, Hepatopancreatite Necrotizante, infecção Viral na Hipoderme e Necrose do Tecido Hematopoético.
Enfermidade da Mancha Branca, infecção com o vírus da Cabeça Amarela, Mionecrose Infecciosa, Síndrome de Taura, Hepatopancreatite Necrotizante, enfermidade da Cauda Branca, infecção Viral na Hipoderme e Necrose do Tecido Hematopoético.
A carcinicultura, que é a principal atividade da aquicultura marinha no Brasil, vem sofrendo consideráveis perdas econômicas nos últimos anos, geradas a partir do surgimento de importantes doenças, como o vírus da mancha branca (WSSV). Hoje, a carcinicultura brasileira está bastante temerosa com a possibilidade de ocorrência da síndrome da mortalidade inicial (EMS, Early Mortality Syndrome), enfermidade que está devastando a produção do camarão Litopenaeus vannamei na Ásia. Segundo o responsável pela determinação da causa, e maior especialista em patologia de crustáceos do mundo, o Dr. Donald Lightner, a EMS é causada pelo agente bacteriano
![]()
No Brasil, uma atividade que vem ganhando destaque é a criação de camarão da Malásia. O cultivo dessa espécie de camarão é considerado hoje uma excelente alternativa econômica para pequenos e médios produtores.
Com relação a aspectos relacionados à engorda de camarões da Malásia, assinale a alternativa correta.
Os viveiros de engorda somente podem ser do tipo artificiais, feitos com obras civis.
Três tipos de sistemas de cultivo podem ser adotados para engorda: extensivo, semi- -intensivo e intensivo.
O monitoramento da qualidade da água é importante, mas não tem efeito significativo na produtividade do sistema de engorda.
O acompanhamento do crescimento e engorda do camarão pode ser feito por uma técnica conhecida por carcinimetria.
Atividades de despescas seletivas não são utilizadas no manejo de engorda do camarão Malásia.
A pesca de arrasto de camarões que opera no litoral do Ceará só é permitida a partir de determinada distância mínima da costa, com paradas de pesca temporárias conhecidas como defeso.
As lagostas ocorrentes no litoral norte e nordeste do Brasil, em especial no litoral do Ceará, por meio de medidas de restrição à pesca, como o controle do tipo de petrecho e o tamanho mínimo dos indivíduos, sofrem baixo estado de sobrepesca.
No gerenciamento e controle sanitário dos empreendimentos de carcinicultura, é recomendável o uso de produtos veterinários, especialmente o uso intensivo dos antibióticos, como forma de prevenção de doenças.
O camarão-canela, espécie originária da bacia amazônica, reproduz-se em rios e lagos, incluindo os açudes do Nordeste.
A produção aquícola no Brasil, incluindo a carcinicultura, é proveniente de uma heterogeneidade de sistemas de produção, que envolvem, na sua maior parte, pequenos produtores.
Com o insucesso da criação de espécies exóticas, a carcinicultura marinha no Brasil, em especial no estado do Ceará, vem-se desenvolvendo a partir de espécies nativas, por meio de sistemas intensivos.
O caranguejo-uçá, um dos principais recursos pesqueiros consumidos no litoral cearense, encontra-se em estágio de sobrepesca, até mesmo com o estabelecimento de paradas temporárias da captura ou coleta, durante o processo de acasalamento da espécie.
Ao encontrar um local disponível à atividade de aqüicultura (produção de peixes ou camarões) é necessário considerar aspectos que viabilizem a atividade. Sobre o local a se desenvolver a aqüicultura, analise:
I. Cuidados com os nutrientes e a matéria orgânica contidos nas rações devem ser tomados, pois podem afetar diretamente a qualidade da água dos viveiros e lagos de pesca.
II. Se for construir os viveiros de peixes diretamente no solo, então é necessário ter conservação adequada das margens do criadouro com grama e cobertura vegetal.
III. A diminuição de ração e de matéria orgânica pode levar ao excesso de fitoplâncton, baixa concentração de amônia e alta concentração de oxigênio dissolvido, situação muito prejudicial, pois promoverá a beta-oxidação lipídica das rações e a menor disponibilidade nutritiva.
IV. O sedimento do fundo dos viveiros pode aumentar em volume quando iniciar o aumento da quantidade de ração e de matéria orgânica na atividade de aqüicultura.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e III
II e IV
II, III e IV
I e II
I, II e IV
Na pesca do pargo no litoral norte, assim como ocorre no litoral nordeste, as restrições legais destinam-se exclusivamente à limitação do esforço de pesca e ao tamanho mínimo de captura.
Na captura de camarões e lagostas, os cuidados se duplicam porque, aliado ao perigo da decomposição, um fenômeno conhecido como mancha-preta (black spot) poderá depreciar esses crustáceos. Assim, é correto afirmar:
A barriga-preta é um processo microbiológico com formação melanínica.
As causas da barriga-preta estão relacionadas, principalmente, com a ocorrência de microrganismos.
Para lagostas é indicado o descabeçamento, lavagem com água do mar, seguida de imersão por 50 minutos em uma solução de metabissulfito de sódio a 10%.
A lagosta com barriga-preta tem sua qualidade afetada quando direcionada à exportação.
No estuário da bacia amazônica, as redes de arrasto, como petrechos legalmente permitidos, são utilizadas unicamente na pesca de camarões.
Na costa norte do Brasil, mais especificamente no litoral paraense, a pesca de lagosta só teve inicio a partir do ano 2000. A captura só é permitida com uso de covos ou manzuás e, por ser uma atividade recente na região, não há restrições à pesca durante o período de defeso, o que só é aplicado para o litoral nordeste brasileiro.
No litoral norte, onde se encontra um dos maiores bancos camaroneiros do mundo, o camarão rosa é normalmente capturado entre as isóbatas de 20 m e 60 m de profundidade.
Sobre a pesca dos crustáceos na costa norte do Brasil é correto afirmar:
I- A pesca do camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis e Farfantepenaeus brasiliensis) é realizada num banco camaroneiro que vai da foz do rio Parnaíba até a foz do rio Oiapoque. As embarcações possuem casco de aço e medem aproximadamente 20m.
II- A captura do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) acontece do Amapá até Santa Catarina. Na costa norte os principais métodos utilizados são o braceamento, o gancho, a tapagem e o laço, sendo o estado do Pará o maior produtor, seguido pelo Maranhão.
III- Há dois bancos lagosteiros bem definidos, um na costa do Amapá e outro na costa do Pará. A espécie explorada é a lagosta-verdadeira (Panulirus argus).
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III.
I e II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
As pescarias artesanais de camarão marinho, na costa do estado do Pará, são realizadas nos estuários, reentrâncias e águas rasas próximas à costa, e sobre a questão é correto afirmar:
As operações de pesca são desenvolvidas com aparelhos de pesca móveis (zangaria) e com pequenas redes de arrasto de abertura fixa (puçá de arrasto) operadas mecanicamente.
As principais espécies capturadas são o camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis), o camarãobranco (Litopenaeus schmitti) e o camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri).
A intensidade de ocorrência das espécies independe do local, da época do ano e das variações de salinidade.
Pequenas embarcações, com comprimentos até 12 metros, e propulsão a motor são utilizadas para arrasto dos puçás.
No litoral norte, as frotas que operam na pesca de camarão, pargo, piramutaba e lagosta são objetos de limitação de esforço de pesca.