

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em sistemas geoestacionários, quanto maior o ângulo de elevação da antena receptora de uma estação terrena localizada na linha do equador, maior é, normalmente, a temperatura de ruído dessa antena e, por conseqüência, menor é a figura de mérito do sistema receptor.
Certo
Errado
Se os transponders do satélite são acessados por diversas portadoras em um esquema FDMA, então uma forma correta de se reduzir o ruído de intermodulação gerado na amplificação de potência no satélite é o uso da técnica denominada back-off.
Certo
Errado
Sabendo que o sistema apresenta uma relação entre a potência do sinal, por canal transmitido, e a potência total de fontes interferentes IC igual a 40 dB, então, caso essa relação fosse degradada em 3 dB, devido à subida em órbita de novos satélites, haveria, com base nos dados apresentados, um aumento de duas vezes da BER do sistema.
Certo
Errado
Diante do atual avanço dos sistemas de comunicação, o equipamento considerado em desuso é o
(A) telefone celular.
(B) fax.
(C) computador com acesso a Internet.
(D) telégrafo.
(E) telefone sem fio.
A técnica denominada WDM (wavelength division multiplexing) permite um incremento da capacidade de sistemas ópticos em termos da taxa de transmissão. Porém, para que sistemas que utilizam essa técnica possam funcionar com a menor dispersão modal possível, é necessário que, além de usarem fibras monomodo, eles operem com a tecnologia OFDM.
Certo
Errado
Em enlaces ópticos, a fibra monomodo, para uma dada dispersão cromática não-nula e uma dada taxa de transmissão por portadora DWDM, o uso de diodos fabricados com a tecnologia denominada Fabry-Perot permite obter enlaces mais longos do que aqueles que seriam obtidos caso fossem utilizados diodos fabricados a partir de uma tecnologia de realimentação distribuída.
Certo
Errado
Em momentos de chuva forte, devido a uma maior atenuação, a potência do sinal recebido é reduzida. Porém, a relação entre a potência desse sinal e a potência de ruído térmico do sistema tende a se manter constante devido ao fato de a figura de mérito do sistema receptor ser independente das condições atmosféricas.
Certo
Errado
Para a realização de uma discagem direta à distância (DDD), disca-se o número
da operadora, n.º do telefone e do DDD.
do DDD, da operadora e o do telefone.
90, o DDD e o nº do telefone.
da operadora, do DDD, do telefone.
da operadora, do DDI, do telefone.

Esse sistema teria uma maior degradação devido à despolarização na ionosfera caso operasse na banda C em vez da banda Ku.
Certo
Errado
Se a distância entre dois mínimos do campo elétrico existente em um guia de ondas retangular fendido, operando no modo fundamental, com terminação em curto, for igual a 2 cm, então, a freqüência desse campo é igual a 7,5 GHz, no caso do dielétrico do guia ser o ar.
Em relação aos satélites geo-estacionários, pode-se afirmar que:
1) eles ficam estacionados em relação à Terra enquanto ela gira, de modo que possam cobrir toda a sua superfície em um período de 24 horas;
2) os seus circuitos são alimentados por células solares e, assim, devem ser providos de baterias que possam alimentá-los, pelo menos por 12 horas, durantes as noites;
3) o seu período de vida depende da quantidade de combustível dos foguetes de que eles dispõem para mantê-los no espaço, caso contrário cairiam, e devem girar para que mantenham sempre a mesma face voltada para a superfície da Terra, como a Lua;
4) devem girar em torno do próprio eixo para manterem a estabilidade de posição, através da conservação do momento angular, ou então serem providos de giroscópios internos em três eixos. Os que giram em torno do próprio eixo podem usar antenas diretivas, se elas girarem em sentido contrário ao do satélite;
5) eles se encontram em órbitas polares ou equatoriais elípticas, de forma que, com cinco satélites, seja possível atingir todos os pontos da superfície da Terra.
É/são totalmente verdadeira(s) apenas a(s) afirmativa(s
1 e 2
2 e 3
2 e 4
4
5