

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os sinais podem ser analisados de formas diversas, entre as quais a análise no domínio do tempo e no domínio da frequência.
Certo
Errado
Um equalizador é um conjunto de filtros para o processamento de sinais de áudio responsável pelo ajuste de graves, médios e agudos, no contexto de espectro de frequência de um sinal de áudio.
Certo
Errado
A respeito das características e das técnicas de digitalização dos sinais de áudio e vídeo, para o SBTVD, assinale a opção correta.
A largura de banda do canal de UHF utilizado é de 6 MHz, mas efetivamente só se usa 5,5 MHz nos canais digitais.
A codificação de áudio utilizada no SBTVD é o AAC (Advanced Audio Coding) que possui capacidade de transmissão de áudio com a mesma qualidade que o codec MP3, porém com menor bitrate.
Após a codificação e a multiplexação dos sinais digitais, os dados são transmitidos em um TS (Transport Stream) formado por pacotes que contêm 2 kbytes cada.
O canal digital que ocupa a banda de 6 MHz é dividido em 12 segmentos, sendo 1 segmento para a transmissão do canal one-seg, o qual é recebido nos dispositivos móveis portáteis.
A codificação de vídeo utilizada no SBTVD é o MPEG2, por ser um codec mais moderno e eficiente que o H.264/AVC (Advanced Video Coding).
O sinal no tempo discreto não pode ser representado por uma sequência numérica.
Certo
Errado
Grandes oscilações no sinal devem-se a oscilações de elevação no terreno.
Certo
Errado
O processo de digitalização do som passa por uma amostragem no sinal, que é a conversão dos pulsos em números binários.
Certo
Errado
Considerando-se a etapa de amostragem do sinal no processo de digitalização de sinais analógicos, qual deverá ser a taxa mínima de amostragem, por segundo, para um sinal cuja frequência máxima é 20 kHz, de acordo com o teorema da amostragem de Nyquist?
10.000
20.000
30.000
40.000
50.000
Na digitalização de um sinal de áudio analógico, para que não haja nenhuma perda da informação, é suficiente que o processo de amostragem seja realizado a uma frequência igual à metade da máxima frequência do sinal.
Certo
Errado
O controle remoto de uma TV é um exemplo de sistema de comunicação digital e óptica: para aumentar o volume ou mudar de canal, o controle envia códigos digitais por meio de um emissor óptico para o receptor de TV.
Certo
Errado
Deseja-se armazenar um arquivo de áudio com quatro minutos de duração em uma mídia digital usando modulação por código de pulsos (PCM). Antes de ser codificado, o sinal passará por um filtro passa- -baixas ideal com frequência de corte de 10 kHz e será amostrado usando a Taxa de Nyquist. O número de níveis de quantização é igual a 1024.
Supondo que não seja usada nenhuma técnica de compressão de dados, assinale a alternativa que indica corretamente o tamanho do arquivo a ser armazenado. (Nota: 1 MB = 1 megabyte)
1,2 MB.
2,4 MB.
3 MB.
6 MB.
12 MB.
Em sistemas robóticos, a visão permite obter informação a respeito do ambiente à sua volta para utilização no planejamento do seu movimento e controle. Para tanto, a imagem deve ser processada para a extração de informação numérica. Considere as seguintes informações sobre processamento de imagem.
I Segmentação consiste de um processo de separação de grupos, para que componentes similares entre si sejam processados separadamente.
II Interpretação é o processo que ocorre à parte do sistema robótico, sendo os dados de interpretação inputs para o sistema.
III No processo de interpretação de imagem, parâmetros podem ser utilizados para caracterizar a posição, orientação e forma de objetos.
IV O processo pelo qual regiões são interconectadas através da fusão de pequenos grupos de pixels adjacentes em grupos maiores faz parte do processo de segmentação de imagem.
Estão corretas as afirmações
I e III.
III e IV.
I e II.
II e IV.
Qual afirmação apresenta corretamente as diferenças entre a telefonia convencional e a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol)?
Em VoIP, é possível apenas as chamadas por voz entre dois endereços IP (Internet Protocol).
Na telefonia tradicional, cada assinante é alocado em um canal de comunicação de forma ininterrupta, durante a chamada.
É possível fazer uma analogia entre os dois serviços, de modo que o assinante na telefonia convencional é um endereço IP (Internet Protocol) em VoIP.
Na telefonia convencional, o sinal que trafega entre uma central PBX (Private Branch Exchange) e o terminal do assinante é digital, sendo o restante do fluxo analógico; enquanto em VoIP, o fluxo de dados é sempre no formato digital.
Em um sistema PCM, para digitalizar um sinal de áudio utilizamos três técnicas em sequência. Essas três técnicas, na ordem correta, são:
amostragem, quantização e codificação.
codificação, modulação e demodulação.
codificação, amostragem e quantização.
amostragem, amplificação e codificação.
expansão, codificação e compressão.
A respeito da recomendação H.323, analise as afirmativas a seguir.
I. Especifica obrigatoriamente protocolos de vídeo e dados.
II. Dá suporte à conferência ponto a ponto e multiponto.
III. Permite integrar sistemas de diferentes fabricantes.
Está correto o que se afirma em:
Em uma chamada telefônica IP, sendo o protocolo SIP responsável pela sinalização telefônica, indique a seguir o protocolo “out of band” responsável pela qualidade de voz.
Real Time Protocol (RTP)
Hypertext Transfer Protocol (HTTP)
Transmission Control Protocol (TCP)
Session Description Protocol (SDP)
Real Time Control Protocol (RTCP)
O processo de digitalização de uma informação analógica de áudio passa por algumas etapas até se obter o resultado esperado. A etapa a seguir é responsável pela subdivisão da faixa dinâmica do sinal da informação em determinado número de níveis discretos. Para facilitar a implementação, a codificação dos níveis é feita de acordo com o sistema binário. Consequentemente, o número de níveis é uma potência inteira de dois. É correto afirmar que essa etapa é denominada
codificação.
compressão.
quantização.
amostragem.
regeneração.