Imagem de fundo

Um circuito integrado digital apresenta um comportamento indevido. Para se investigarem...

Um circuito integrado digital apresenta um comportamento indevido. Para se investigarem os motivos deste comportamento, torna-se necessário descobrir o nível de tensão presente em uma de suas saídas. Sabe-se que este CI recebe alimentação de uma fonte DC, de valor conhecido, conectada aos pinos 8 e 16, ligados, respectivamente, aos terminais negativo e positivo. O pino cuja saída precisa ser medida é o pino 5 do CI. Sabendo-se que, por impossibilidades físicas, não se consegue conexão elétrica do medidor com o terminal negativo da fonte, referência de terra do circuito, o procedimento correto para esta medição é:
A
Conectar um amperímetro entre o pino 5 do CI e o restante do circuito, sendo o terminal positivo do equipamento ligado ao pino do CI e o terminal negativo ao restante do circuito.
B
Conectar um voltímetro com o terminal positivo ligado ao pino 16 e o terminal negativo ao pino 5 do CI, ler a medida e subtrair seu valor da tensão da fonte.
C
Conectar um voltímetro com o terminal positivo ligado ao pino 5 e o terminal negativo ao pino 16 do CI, ler a medida e subtrair seu valor da tensão da fonte.
D
Conectar um amperímetro entre o pino 5 do CI e o restante do circuito, sendo o terminal negativo do equipamento ligado ao pino do CI e o terminal positivo ao restante do circuito.
E
Conectar um amperímetro com o terminal positivo ligado ao pino 5 e o terminal negativo ao pino 16 do CI.