Imagem de fundo

Acerca dos sistemas e equipamentos para combate a incêndios, assinale a opção correta.

Acerca dos sistemas e equipamentos para combate a incêndios, assinale a opção correta.

A

Hidrante de recalque, também conhecido como hidrante de passeio, é o dispositivo que, localizado no interior da edificação, permite a pressurização do sistema de hidrantes. Em instalações mais recentes, esse equipamento contém uma válvula de fluxo.

B

O sistema de hidrante é composto de um reservatório (caixa d’água), elevado ou subterrâneo; bombas de incêndio (regra para maioria dos casos); tubulações hidráulicas; peças hidráulicas (registros, válvulas e conexões); registro de manobra com adaptação de engate rápido para acoplar as mangueiras (juntas Storz); abrigo de mangueiras; acessórios (mangueiras, esguichos e chave de mangueira); registro de recalque.

C

O sistema de chuveiros automáticos consiste na instalação de uma rede de tubulação hidraulicamente dimensionada, na qual são previstos bicos pulverizadores (sprinklers). Estes possuem um dispositivo sensível à temperatura local que, quando rompido, libera a água para o combate ao incêndio em todo o prédio.

D

Para solucionar o problema causado pelas válvulas de retenção localizadas na entrada do reservatório, que impedem que a água pressurizada pelas viaturas de combate a incêndio o abasteçam, impedindo assim uma melhor atuação do corpo de bombeiros em caso de incêndio, estes devem fechar o registro da caixa d’água, a fim de que o circuito seja vedado e a pressão se torne suficiente para o combate ao fogo.