Questão 985797 - Técnicas de Medição Elétrica e Instrumentos de medidas de corrente, tensão, potência, energia e fator de potência

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Engenharia Elétrica

Banca: Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível: Superior

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Conceitos Básicos Medidas Elétricas Técnicas de Medição Elétrica e Instrumentos de medidas de corrente, tensão, potência, energia e fator de potência

O conhecimento a respeito dos instrumentos de medidas elétricas, é essecial na prática da engenharia elétrica. Nesse sentido, sobre os Wattímetros, assinale a alternativa correta.
  • A. Os Wattímetros baseados em efeito Hall operam em faixas de frequência de até 1 kHz (faixa estreita), devido à limitação física dos elementos eletromagnéticos envolvidos em sua construção, fornecendo, em sua saída, sinal que depende da corrente que passa pelo transdutor de campo magnético transversal assíncrono.
  • B. O Wattímetro analógico é composto de duas bobinas fixas ligadas em antiparalelo denominadas bobinas de corrente e uma bobina móvel denominada bobina de tensão, em que as bobinas de corrente apresentam alta impedância e a bobina de tensão possui baixa impedância.
  • C. Os Wattímetros eletrônicos baseados em multiplicadores analógicos utilizam circuitos que operam em quatro quadrantes processando a tensão e a corrente, desse modo, fornecendo o valor da potência quadrática, pois sua curva de resposta não é linear.
  • D. Os Wattímetros térmicos operam utilizando três termopares diferenciais associados em estrela, de tal forma que sua saída é inversamente proporcional ao quadrado do valor de pico das correntes que fluem pelos termopares.
  • E. Os Wattímetros eletrônicos baseados em multiplicadores analógicos utilizam circuitos que operam em quatro quadrantes processando a tensão e a corrente, desse modo, fornecendo o valor da potência instantânea.