Imagem de fundo

Considere que o sinal analógico oscilando entre -12 mV e...

Considere que o sinal analógico oscilando entre -12 mV e +12 mV ilustrado a seguir seja a entrada de um circuito eletrônico, cuja primeira etapa consiste em uma amplificação do sinal com ganho de 15 vezes, seguida por filtro passa-alta ativo com frequência de corte em 0,5 Hz e ganho de 10 vezes e, por fim, um conversor analógico-digital (AD).

Imagem associada para resolução da questão

tempo (s)

Espectro de frequências

Imagem associada para resolução da questão

frequência (Hz)

Marque a alternativa correta:


A

A fim de evitar o efeito aliasing, é necessário uma frequência de amostragem mínima de 180 Hz.


B

Para que uma resolução menor ou igual a 100 µV seja obtida neste sinal, é necessário um conversor AD com no mínimo 16 bits.


C

A frequência de amostragem deve ser de 120 Hz para que não haja oversampling, aumentando o espaço de armazenamento do sinal digital.


D

Um conversor AD de 8 bits permitirá distinguir amostras deste sinal cuja diferença de amplitude seja de 0,5 mV.


E

A quantidade de bits do conversor AD, neste caso, não irá interferir no erro de quantização da aquisição.