Imagem de fundo

Em um ambiente de controle de processos, um dos principais...

Em um ambiente de controle de processos, um dos principais componentes de um sistema PIMS (Process Information Management System) consiste no historiador de processos. Historiadores, são softwares responsáveis por colher os dados de diversas fontes (sensores, sistemas SCADA, DCS, etc.) e armazená-los em um banco de dados temporal. Para armazenar os dados coletados, historiadores geralmente são executados em microcomputadores (servidores), utilizando discos rígidos internos ou externos.


Um determinado historiador coleta dados de 1.000 sensores; cada sensor envia dados a cada 50 ms; cada pacote de dados consiste de 10 bytes; e consegue armazenar os dados à taxa de compressão média de 2:1.


Qual é o espaço aproximado em disco necessário para se armazenarem os dados coletados por esse historiador durante 5 anos?


Dado

1 ano = 360 dias

1MB(megabyte) = 1.000.000 bytes

1GB(gigabyte) = 1.000MB

1TB(terabyte) = 1.000GB



A

8,6 MB


B

3,1 TB


C

6,2 TB


D

15,6 TB


E

31,1 TB