Imagem de fundo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo con...

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), visando garantir a segurança, economicidade e a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. Uma das estratégias de operação utilizada é a configuração de redes em anel, que permite maior flexibilidade e redundância no fornecimento de energia.


Em relação às vantagens e às desvantagens das ligações de energia em anel no contexto da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), analise as alternativas a seguir e assinale a correta:

A

A configuração em anel não requer qualquer esforço adicional de coordenação e controle pelo ONS, sendo operada com a mesma simplicidade de uma configuração radial.

B

A configuração em anel sempre aumenta as perdas técnicas no sistema, sem qualquer possibilidade de compensação através de sua redundância e flexibilidade.

C

A configuração em anel é exclusivamente indicada para áreas rurais, pois a redundância não beneficia áreas de alta densidade populacional.

D

A configuração em anel é inviável em todos os contextos devido ao altíssimo custo com equipamentos de proteção e controle, tornando-se sempre menos econômica que a configuração estrela.

E

A configuração em anel melhora a confiabilidade do sistema, pois permite a continuidade do fornecimento de energia mesmo em caso de falha em um dos trechos da rede.